Escolas de Praia Grande realizam ações para acolher alunos em retomada das aulas presenciais

Após quase um ano, as salas de aula que até então estavam vazias começaram a ganhar vida novamente. Com todos os cuidados, a Secretaria de Educação (Seduc) iniciou o Plano Municipal de Retomada às Aulas Presenciais nesta segunda-feira (1º). Cada uma das 77 unidades de ensino elaborou um cronograma de atividades para a primeira semana de acolhimento. Na EM José Padin Mouta, no Bairro Tupi, por exemplo, os alunos fizeram plantio de mudas.

A atividade fez parte de uma ação conjunta entre a Subsecretaria de Planejamento de Expansão da Rede Escolar e do Departamento de Educação Ambiental. Os dois setores já haviam realizado o plantio de mudas em outras unidades de ensino e, a pedido da diretora da EM José Padin Mouta, reservaram a ação para a retomada das aulas presenciais. Na unidade, os alunos fizeram o plantio de cinco ipês.

O jovem Caio Vinícius Estevam Urbano, de 11 anos, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental na EM José Padin Mouta foi um dos alunos que participaram do plantio de mudas na unidade. O estudante confirmou estar ansioso para poder retornar à rotina da unidade de ensino. “Em casa, às vezes a gente fica entediado. Queria sair, mas não podia por conta da pandemia. Sentia falta de vir para a escola, reencontrar os colegas, essas coisas”.

Além das turmas do 5º ano, o Infantil II também retornou à sala de aula nesta 1ª fase do Plano Municipal de Retomada da Aulas Presenciais. Na EM Florivaldo Borges de Queiroz, no Bairro Ocian, na parte da manhã desta segunda-feira (1º), sete alunos participaram do primeiro dia de aulas presenciais. Na unidade, do total de 114 estudantes matriculados neste segmente de ensino, 65% devem retornar ao longo da semana.

A turma da professora Kelly Kristina Vieira foi uma das que retornaram nessa primeira fase. Docente na EM Florivaldo Borges de Queiroz, ela entende que fazia falta esse contato presencial. “Por mais que os pais auxiliem na realização das atividades de forma remota, e eles realmente ajudam, na sala de aula conseguimos acompanhar de perto a evolução dos alunos. Com isso, percebemos melhor quais pontos precisamos trabalhar para que todos progridam”, destacou.

As escolas seguem todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. As refeições são servidas já nos pratos para os alunos, para que possam se alimentar.

De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, além da parte pedagógica, a questão emocional dos alunos foi determinante para que a Seduc iniciasse a retomada das aulas presenciais. “Estamos há quase um ano longe das salas de aula e as crianças têm a necessidade dessa interação. Até então, eles faziam essa troca de experiência de forma híbrida, mas sabemos que não funciona da mesma forma”, lembrou.

“Então, eles sentem a falta desse contato presencial com o professor e os colegas de classe”, completou Marilena Ferreira. “Nas unidades de ensino que tivemos a oportunidade de passar neste primeiro período podemos observar nos olhos das crianças essa alegria em poder retornar à rotina escolar. Agora vamos esperar os demais estudantes que retornam nos próximos dias para podermos analisar como foi essa primeira semana”.

Plano de Retomada – Nesta primeira fase, cerca de 16 mil alunos estão possibilitados em retornar à rotina escolar. Voltam às salas de aula neste momento, estudantes das turmas de Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a capacidade de 25% do total da turma por dia, de segunda a quinta-feira. Nos dias que não estiverem nas unidades de ensino, os meninos e meninas terão de continuar acompanhando as atividades de forma remota.

As aulas das turmas de Infantil II terão três horas de duração presencial e uma remota. Já os alunos do 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contarão com 3 horas de aula na escola e duas online. Aqueles meninos e meninas que não retornam neste momento, bem como, os que não fazem parte dos níveis de ensino destacados continuarão com as aulas à distância, como ocorre desde o ano passado.

A primeira fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presencias terá a duração de 30 dias. Após o período, caso as condições sejam favoráveis, a Secretaria de Educação avançará o plano entrando na segunda fase prevista para iniciar em 5 de abril.

Na segunda fase do Plano de Retomada, a capacidade das turmas passa de 25% para 50% do total de alunos por sala. Por semana, ao invés de irem uma vez começam a assistir às aulas presenciais dois dias da semana. Nesta etapa, além dos estudantes que faziam parte da primeira fase, os alunos do Infantil I e do 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também frequentam a unidade de ensino.

Nas duas primeiras fases, o retorno dos alunos para a sala de aula será facultativo. Desta forma, pais ou responsáveis que entenderem ainda não ser o momento poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.

Já a terceira e última etapa do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para começar em maio, quando 100% dos alunos retornam para aulas presenciais. Para isso, o Município deve estar na Fase Verde do Plano SP. Neste período, voltam a atender as turmas de Creche, Educação Especial, Complementação Educacional e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

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