
A interação entre os órgãos públicos municipais e a sociedade é algo que faz a diferença no atendimento das demandas da população. Por isso que o fortalecimento desse laço é essencial para, além de suprir os anseios dos cidadãos, estabelecer um canal de comunicação direta e transparente com a comunidade.
Neste sentido, a Prefeitura de Praia Grande é exemplo. Através de sua Ouvidoria, a Administração Municipal mantém um elo cada vez mais forte com os moradores e turistas da cidade, com o intuito de receber quaisquer tipos de manifestações apresentadas, sejam elas elogios, pedidos de informação, sugestões, denúncias ou reclamações de qualquer natureza. A ideia com este canal é proporcionar a constante melhoria dos serviços municipais oferecidos e atuar na intermediação, junto aos setores responsáveis, para a resolução dos apontamentos feitos pela população.
Em um balanço de 2024, foram 38.689 manifestações registradas, entre atendidas e em andamento, tanto no que refere a informações pertinentes de forma geral quanto discriminadas por secretarias municipais. Um destaque do levantamento é a eficácia do serviço: deste total, 95.86% (37.086) foram finalizadas, enquanto apenas 4.14% (1.603) estão em andamento.
Outro dado relevante é em relação ao número de atendimentos presenciais realizados na Ouvidoria: em 2024 foram 1.830 pessoas recebidas diretamente no local, contra 1.656 em 2023. O total de chamadas via telefone também impressiona: em 2024, foram 18.593, enquanto em 2023 foram 9.254. Números que mostram, mais uma vez, a confiança no trabalho prestado e reforçam o papel do espaço como uma linha direta entre os cidadãos e a administração púbica – além de consolidá-lo como uma área de escuta ativa e humanizada, que atua sempre na busca das melhores soluções para cada reivindicação apresentada.
“A Ouvidoria de Praia Grande vem evoluindo ao longo do tempo e tive a oportunidade de acompanhar toda essa transformação. Ela virou um canal tão forte que, hoje, não é vista mais somente como um espaço de reclamação. Temos aprimorado muito esse serviço. Prova disso, são as mais de 38 mil manifestações em 2024, quase todas solucionadas. Até porque, de cada 10, apenas 2 são de alguma reclamação. As demais são informações, elogios, sugestões, enfim, é um contato que a população aprendeu a ter com a Prefeitura. O mais importante é
que são todas respondidas e repassadas à cada secretaria responsável, para que elas possam proceder com a informação ou com a solução que foi pedida – de forma que os serviços sejam feitos com a eficiência e qualidade que a população merece e precisa no seu dia a dia”, destacou o secretário de Governo, Cássio Navarro.
Contato – A Ouvidoria, que atua sob a administração da Secretaria de Governo (SEG), atende pelos telefones 162 ou (13) 3496-2281 – Opção 1, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h (exceto em feriados e pontos facultativos). Para quem preferir o contato presencial, ele pode ser feito também de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, no piso térreo do Paço Municipal – na Avenida Presidente Kennedy, n° 9000, Bairro Mirim. Há ainda a opção do atendimento online, por meio do Portal da Ouvidoria na internet, que está disponível 24 horas por dia, através do link www.praiagrande.sp.gov.br/ouvidoria.
Faça um comentário