
‘Educomunicação e sua importância para uma escola cidadã e democrática’ é o tema da audiência pública que será realizada na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h, na Câmara Municipal de Santos (auditório Zeny de Sá Goulart, à Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 – Vila Nova). A iniciativa é da vereadora Renata Bravo, em parceria com o Instituto Devir Educom e o Núcleo Regional Litoral Paulista da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).
Estará presente a principal referência em Educomunicação no Brasil, o professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, que no final da década de 90 liderou uma pesquisa do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) em 12 países da América Latina, Portugal e Espanha, identificando práticas de movimentos sociais que encontravam, nas bases da Educação e da Comunicação, sua força de articulação e mobilização na busca por direitos civis. Tal pesquisa culminou com a emergência de um novo campo do conhecimento ligado às Ciências Sociais Aplicadas.
Ao lado do professor Ismar, também marcará presença o professor Claudemir Viana, coordenador do NCE-USP, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), do poder Judiciário de Santos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O objetivo é levar à sociedade o debate acerca da contribuição desse campo teórico-prático de interface entre a Comunicação e a Educação para a escola da atualidade, considerando a perspectiva do direito humano à comunicação e à liberdade de expressão com responsabilidade ética, e princípios democráticos e de cidadania.
“A Educomunicação é fundamental no currículo escolar para fortalecer o senso crítico entre os jovens que são impactados todos os dias pelos vários meios de comunicação, incluindo as mídias digitais e redes sociais. Vamos trazer para discussão nesta audiência os principais especialistas da área acadêmica, gestores públicos, educadores e a população para dialogarmos sobre a inclusão do tema nas unidades públicas e particulares”, afirma a vereadora Renata, que propôs a audiência. A ação tem apoio do NCE-USP e da ABPEducom.
Experiências exitosas revelam importância do campo
Embora tenha se legitimado como campo do conhecimento há quase três décadas, a Educomunicação nasce no seio da sociedade civil nas décadas de 60 e 70, sobretudo em países latinos que enfrentavam ditaduras militares e cujos movimentos sociais se fortaleceram nas bases da Educação e da Comunicação.
Ao longo do tempo, o campo tem contribuído com a escola. No Brasil, inúmeras experiências comprovam seu êxito e a conexão dos estudantes às práticas educomunicativas, a exemplo do município de São Paulo, cuja Educom é política pública desde 2004 nas escolas da rede pública, diminuindo índices de violência.
Em Santos, o Instituto Devir Educom, desde 2018, com o projeto Memórias em Rede, de jornalismo cidadão e brincante, educação midiática e memória social, tem obtido significativos resultados com as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e adolescentes de escolas públicas, em um brincar de ser repórter que os levam a ampliar a capacidade de expressão e a compreensão de cidadania.
INSTITUTO DEVIR EDUCOM
Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Instituto Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.
O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres.
O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Clube Jovem de Educomunicadores (processo formativo com ex-alunos do projeto Memórias em Rede), Eco-Ser (processo formativo na perspectiva da Educomunicação Socioambiental), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).
Faça um comentário