Educandário Anália Franco completa 100 anos no próximo dia 28

O Educandário Anália Franco completa na próxima terça-feira, dia 28/6, 100 anos de atividades pedagógicas desenvolvidas a crianças e adolescentes atendidos gratuitamente na Avenida Ana Costa, em Santos. Atualmente são 296 crianças – de 4 meses até 5 anos e 11 meses –, alunos em período integral do berçário, maternal, jardim e pré-escola. Além do trabalho realizado de acolhimento institucional (abrigo), serviço remanescente da original função desta entidade sem fins lucrativos e que hoje acolhe 12 crianças e jovens – de 0 a 17 anos e 11 meses, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente –, encaminhados por meio da Vara da Infância e da Adolescência e que recebem atenção integral, sendo monitorados por equipe de cuidadores, psicóloga, assistente social, além da equipe administrativa.

Celebrações – E para comemorar o centenário e homenagear todos aqueles que passaram pela Instituição, o Educandário Anália Franco preparou uma programação especial para celebrar a data:

No próprio dia 28 de junho, às 8h começa as festividades junto aos alunos que dão vida e propósito para superar as dificuldades para manutenção diária do local. Até às 11h estão previstas apresentações teatrais, bandas musicais, exposições de trabalhos e telejornal, além da inauguração da Horta da Vovó Anália e o parabéns cantado pelos pequenos que representam as milhares de pessoas que ali já receberam o aporte educacional. E a partir das 19h30, para todos aqueles que contribuíram com a permanência dos serviços prestados ininterruptamente durante este tempo, será promovido um Jantar Dançante, no Salão Marfim de sua sede (localizada na Avenida Ana Costa, 277).

Histórico dos 100 anos – A origem do Educandário Anália Franco se deu em 1907, quando a educadora Lourdes Ortiz fundou em Santos uma instituição voltada ao atendimento de meninas, sob inspiração de Anália Franco. E assim foi mantido até 1917, funcionando na Rua João Pessoa, no Centro da Cidade. Devido às dificuldades econômicas da época, o local passou a receber o apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Santos até, posteriormente, assumir a condução dos trabalhos para sua continuidade. Assim, em 1922 são lançadas as bases do atual Educandário Anália Franco, com o nome de Associação Creche e Asylo Analia Franco, na Avenida Ana Costa, 285, sendo o prédio concluído em 1926 (e ficando conhecido por ter abrigado a Escola Dino Bueno até 2010).

Ao longo do tempo, o acolhimento e atendimento educacional se tornou misto, por imposições e normas pedagógicas. E em 1946 foi construído o prédio ao lado para funcionar como orfanato e também receber crianças com famílias que não pudessem mantê-los ou eventualmente mães que moravam nas casas de família em que trabalhavam e por isso lá deixavam seus filhos. Esse prédio inicialmente era um posto de qualificação que objetivava dar aos ali internados uma profissão para quando deixassem a Instituição aos 18 anos. Entre as oficinas implantadas tinha de carpintaria, marcenaria, cabeleireiro, barbeiro, sapataria e tipografia.

Atual desafio – O presidente Paulo Murat Filho comenta sobre o principal desafio neste momento: “A atual Diretoria está imbuída com um espírito de elaborar novos projetos para o imóvel na Avenida Ana Costa, esquina com a Rua Barão de Paranapiacaba, que carinhosamente chamamos de ‘Castelinho’ e está numa área envoltória de tombamento, o que demanda altos custos no cuidado com o muro, fachada, telhado e volumetria do imóvel. Buscamos alternativas para captarmos recursos a serem utilizados na recuperação deste prédio histórico. Para se ter ideia, somente a manutenção do telhado, necessária para recuperar e restaurar as condições anteriores, está na ordem de R$450 mil”, explica o presidente na esperança de que este prédio volte a servir à sociedade santista, não só para marcar definitivamente a presença do Educandário Anália Franco, como também para acabar com os ares de abandono em que ele se encontra, tornando-o vivo como outrora foi.

Como ajudar – Para colaborar com os projetos planejados para a manutenção da Instituição, são oferecidos serviços permanentes à população, cuja verba arrecadada são importantes fontes de renda para a continuidade das ações. A Lavanderia Doméstica é uma das principais fontes de renda. Com acesso pela Rua Barão de Paranapiacaba, 244, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com vagas de estacionamento. Destaca-se o serviço de lavagem a seco, limpeza de tapetes, cortinas, edredons, roupas de cama e banho. Além da higienização de uniformes e toalhas de mesa, inclusive para empresas, restaurantes e buffets, com preços diferenciados conforme a quantidade de peças. E ainda é oferecido promoções para fidelização dos clientes, oferecendo uma lavagem gratuita a cada dez lavagens pagas ou com a devolução de mais de 30 cabides. Mais informações podem ser obtidas diretamente no telefone: (13) 3229-8507.

O Bazar da Pechincha (excepcionalmente fechado para as comemorações do centenário, mas que reabrirá dias 9 e 10 de julho, das 10h às 17h, com o Bazar de Inverno) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com itens usados e selecionados pela qualidade e utilidade. Para saber sobre produtos à venda ou para agendar uma visita para análise de algum objeto para doação, basta adicionar no WhatsApp o telefone (13) 3229-8503.

Os interessados também podem ajudar diretamente com as atividades socio-pedagógicas realizadas no Educandário Anália Franco através do aluguel do campo de futebol society com churrasqueira, do serviço de telemarketing para agendar doações ou por transferências via PIX (pela chave: 58225905000140, que é o CNPJ da Instituição), para os quais são fornecidos os recibos.

Doação da Nota Fiscal Paulista – Também é uma alternativa para doação. Basta acessar o sistema, com o seu login e senha, no site: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx. Na opção ENTIDADES, selecione doação de cupons com CPF (Automático), selecione o período INDETERMINADO, pesquise por Educandário Anália Franco e confirme os dados para finalizar. Depois disso, é só informar o CPF a cada compra e os créditos dos cupons são automaticamente doados à instituição escolhida. Qualquer dúvida pode ser esclarecida de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (13) 3229-8500, que atende também pelo WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*