Doação de órgãos é tema de palestras para estudantes em Santos

Dezenas de alunos dos ensinos fundamental e médio da escola particular Ramos Lopes, no Gonzaga, foram orientados sobre todos os processos que envolvem a doação de órgãos, em palestras realizadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS).

“As dúvidas mais frequentes são: quem pode doar e como fazer para ser um doador? A maioria acredita que seja pelo documento, que conste no RG. Mas a pessoa, para ser doadora, tem que avisar os familiares sobre esse desejo. Perguntam também se o corpo do doador falecido fica deformado e se é velado normalmente”, relata Danielle Machado, chefe da Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da SMS.

Segundo ela, “o objetivo é conscientizar os estudantes, porque a formação tem um papel muito importante neste tema”. “Cada aluno tem sua família e vai levar essa discussão para dentro de casa e para a sociedade”, explica.

Devido à parceria para utilização do muro, a escola Ramos Lopez foi a primeira a receber as palestras da Secapt. Em 2022, serão contempladas as unidades municipais de ensino. Outras escolas particulares que quiserem entrar em contato para receber o serviço podem solicitar agendamento pelo e-mail secapt.sms@santos.sp.gov.br, ou pelo telefone (13) 3221-4230.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*