
Em sessão solene realizada no salão social do Hotel Nacional Inn, na última quinta-feira (30), em São Carlos, o conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), recebeu o título de “Cidadão Honorário de São Carlos”. A honraria foi proposta pelo vereador Lucão Fernandes, aprovada por unanimidade no plenário e oficializada pelo Decreto Legislativo Número 973, de 19/12/2021.
O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho, na mesa de honra composta pelo homenageado Dimas Ramalho, pela prefeita de Ibitinga, Cristina Arantes, presidente executiva da UVESP, Silvia Melo e pelo vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz. Participaram ainda o promotor de Justiça Flávio Okamoto, a deputada estadual Thainara Faria, o secretário municipal de Governo de São Carlo, Antônio Donato Mello, o vereador e presidente da Câmara, Marquinho Amaral e oo secretário executivo do Consórcio de Municípios da Região Central, José Antônio da Silva Júnior.
Também participaram do ato solene o vereador e presidente da Câmara de Araraquara, Paulo Landim, a vereadora Fabi Virgílio e o vereador Edson Hell e o ex-prefeito Roberto Massafera.
Damiano Neto parabenizou o homenageado e ressaltou a carreira de Dimas Ramalho com relevantes serviços prestados ao estado de São Paulo e ao Brasil em sua trajetória de advogado, professor universitário, político, promotor público, procurador de justiça e conselheiro do TCE. “Com muita alegria nós trouxemos o abraço do prefeito Edinho ao Dimas Ramalho, e nos sentimos honrados como todos os amigos da região, que se deslocaram a São Carlos para participarem desta justa homenagem. Além da contribuição no legislativo, nas esferas estadual e federal, Dimas é uma referência na orientação financeira e legal para os prefeitos do estado. É um defensor intransigente da democracia e do Estado de Direito”, afirmou Damiano Neto.
Dimas Ramalho, além do título, recebeu presentes de amigos e entidades e agradeceu a todos. Recordou a infância, a família, os estudos, a luta contra a pandemia e o cenário atual pós-eleição presidencial. “A política não é guerra. Você luta com as ideias, não com as pessoas. Agora, é hora de reconstruir o Brasil, com democracia e respeito”. “Eu gosto muito de Paulo Freire. É preciso esperançar, que é diferente de ficar esperando. Esperançar é você correr, fazer e não se conformar. É procurar ser feliz”, continuou.
Trajetória
Nascido em Taquaritinga em 1954, Dimas Ramalho adotou Araraquara como seu domicílio eleitoral e exerceu por três mandatos o cargo de deputado estadual e três mandatos de deputado federal.
Formado em Direito no Largo de São Francisco, foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo e ocupou cargos de promotor e procurador de Justiça. Ramalho é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo desde 2012 e já exerceu a presidência do órgão nos anos de 2016 e 2022.
É casado com Andrea Ramalho, com quem tem dois filhos, Horácio Ramalho Neto e Marcelo. É filho da professora Jerssey de Paula Ferreira Ramalho e de Horácio Ramalho, advogado que foi prefeito de Taquaritinga (1986-1987) e Tenente da Revolução Constitucionalista de 1932.
Faça um comentário