Dia da Pessoa com Deficiência busca consciência e mobilização pelo mundo

Com o objetivo de conscientizar a população e promover maior inclusão de pessoas com deficiência, o dia 3 de dezembro é celebrado no mundo inteiro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de indivíduos vivam com alguma forma de limitação no planeta.

 

A data foi criada em 1998, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para dar foco e atenção à causa e aos direitos dessas pessoas. Para a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, é preciso aumentar a participação dessa população na vida política, social e cultural, “para construir um mundo que seja pluralista, aberto, participativo”.

 

No último Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência no Brasil, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Nos últimos anos, diversas normas, decretos e portarias foram sancionadas com o objetivo de melhorar as condições de vida dos brasileiros com algum tipo de deficiência, possibilitando a este público usufruir de seus direitos em igualdade de condições com as demais pessoas. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), em vigor desde 2016, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma das medidas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*