As ferramentas do jornalismo unidas à tradicionais atividades da infância prometem mais um encontro memorável do Instituto Devir Educom com alunos do projeto Memórias em Rede. Os participantes são estudantes das escolas municipais Vinte e Oito de Fevereiro e Avelino da Paz Vieira, mais as crianças assistidas na creche da Casa Vó Benedita, além do público em geral. A manhã educomunicativa está marcada para este sábado (1º), das 10h às 12h, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Gonzaga), como parte das ações da Semana Mundial do Brincar, cujo tema deste ano é ‘Vem pra roda – no ritmo do brincar’, que acontece em Santos, de 25 de maio até domingo, 2 de junho.
Como já ocorre nas oficinas do Devir, as atividades terão interação com o jornalismo brincante, validando e potencializando as expressões dos participantes. Desta vez, serão baseadas no tema do evento anual e terão valorização de brincadeiras antigas e tradicionais que acabam sendo esquecidas na vida atual.
Divididos em três turmas, crianças da creche da Casa Vó Benedita, alunos da escola municipal Avelino da Paz Vieira e da escola municipal Vinte e Oito de Fevereiro, participarão de atividades integrativas. Veja como será:
a) Roda de apresentações no gramado;
b) ‘Repórter do brincar’: O que é brincar?;
c) Comunicação do Telefone sem Fio;
d) Brincadeira da Notícia Fake (versão da batata-quente);
e) Roda de história: ‘Sob a sombra da árvore, uma história coletiva’;
f) Caça às Boas Notícias (versão de Caça ao Tesouro).
g) Ação final – Memórias do Memórias.
“No ato político de brincar, desejamos que as crianças tenham o direito de viver essa elementaridade humana em plenitude, encontrando, nessas ações propostas para esta edição do evento, espaços de expressão autêntica”, disse a gestora e educomunicadora do Devir Educom, Andressa Luzirão.
A Semana Mundial do Brincar é realizada pela organização internacional Aliança pela Infância. A ação completa 15 anos e, assim como Santos, mais de 80 municípios no País aprovaram leis que instituíram a Semana Municipal do Brincar como política pública.
Devir Educom – Criado em junho de 2018, sob o pilar da Educomunicação, o Instituto atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.
Atua na interface entre a Comunicação, a Educação e a Cultura, visando o protagonismo do estudante do século 21 e, atualmente, trabalha com alunos das escolas municipais Avelino da Paz Vieira (Vila Nova) e Vinte e Oito de Fevereiro (Saboó), por meio de acordo de cooperação com a Secretaria de Educação de Santos.
Além do projeto Memórias em Rede, o Instituto ainda tem em seu escopo projetos como Papo de #Educomunicação (lives com educadores e especialistas sobre temas que afetam a escola e espaços não formais de ensino), Aspas de Moleque (escutas da infância), formações, entre outros.
Faça um comentário