Deputado e prefeito de Santos desempenham agenda com autoridades em Brasília

Ao longo da semana, o prefeito de Santos, Rogério Santos, e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa se reuniram com autoridades do governo federal e com representante do banco CAF para debater projetos de infraestrutura para a Baixada Santista

A cidade de Santos ganhou espaço nas mesas de reuniões na Esplanada dos Ministérios, nesta semana, em Brasília. O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB-SP), desempenharam agendas com o representante do Banco de desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck. Todos os encontros envolveram pautas importantes para a infraestrutura e segurança pública e social da Baixada Santista.

Em reunião com o Executivo Sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina, José Rafael Neto, do Banco CAF, na terça-feira (22), os representantes da Baixada Santista trataram do processo para o financiamento de obras específicas para a região, como a construção de habitações na zona noroeste e compra de equipamentos de monitoramento em vídeo. “Não é fácil conseguir financiamento internacional, mas estamos avançando a passos largos para viabilizar esses recursos e essas obras, que são importantes”, destacou Paulo Alexandre Barbosa.

As obras debatidas na ocasião fazem parte do projeto Santos Mais, um programa que busca financiamento para a realização de obras na área de Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade para a cidade. A expectativa é aplicar mais de US$ 100 milhões na infraestrutura, segurança e outras áreas da cidade.

Mais detalhes do projeto podem ser conferidos no site da Prefeitura de Santos. O prefeito de Santos, Rogério dos Santos, fez coro com o parlamentar. “Boas notícias! O processo andando. E logo, logo, o empréstimo internacional para que a gente mantenha a qualidade de vida na cidade de Santos”, comemorou.

O grupo também esteve reunido com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Durante a reunião, que durou cerca de uma hora, os santistas falaram sobre a importância de projetos como a Ligação Seca Santos-Guarujá, que foi inserida no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal, além de outros projetos como o Parque Valongo e o projeto Porto-Indústria.

No Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos se reuniram com a ministra Esther Dweck.

Dentre outros temas, Santos tratou sobre a necessidade de o governo federal dar atenção para terrenos em posse da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) que podem ser renovados e revitalizados. Há duas áreas em posse dos Correios que poderiam, segundo o prefeito, se tornar áreas de habitação popular para servir de lar para moradores vivendo em cortiços.

A ministra reforçou o interesse da União em promover esse tipo de obra em diversas cidades pelo Brasil. Já o deputado Paulo Alexandre Barbosa relembrou a situação do Clube de Treinamento do Santos, que vive uma indefinição na Justiça em relação à possibilidade de compra do terreno. Segundo o parlamentar, o clube de futebol Santos já apresentou uma proposta sólida para a aquisição. “O andamento do processo poderá, inclusive, gerar caixa para a União”, destacou.

Por fim, o prefeito de Santos, acompanhado do secretário de Planejamento e Inovação da cidade litorânea, Fábio Ferraz, se encontrou com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para apresentar o projeto do Parque Tecnológico da cidade. A ministra indicou que deve abrir um edital para a captação de recursos para investir no parque nos próximos dias. Segundo os santistas, o projeto já tem estrutura montada dentro da vocação portuária, o que facilita todo o processo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*