Deputado Baleia Rossi é eleito presidente do MDB

Sob o discurso da renovação, o MDB elegeu novo  presidente ,chapa única composta por filhos e apadrinhados de caciques da legenda. Dos nove integrantes da nova cúpula, três são filhos nomes tradicionais do partido e seis já estão na política há muitos anos. O deputado federa l Baleia Rossi (SP), que é filho do ex-ministro da Agricultura na gestão do PT Wagner Rossi, assume a presidência com a missão de unificar o partido.

Batizada de Renovação Democrática, a chapa foi aprovada por 311 votos, dos 209 convencionais. A eleição não teve a presença do ex-presidente Michel Temer. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disponibilizou seu avião para levá-lo a Brasília, mas Temer não foi. O mais tietado foi o ex-presidente José Sarney, que aos 89 anos, se disse “jovem”  e entusiasmou a militância a participar da política. Também participaram tradicionais nomes da legenda, como o ex-senador Eunício Oliveira (CE), Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM).

A legenda perdeu quase metade da sua bancada na Câmara nas eleições de 2018, e várias de suas lideranças históricas foram presas ou respondem a processos por corrupção, como o próprio Temer.

Ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, Osmar Terra, que é filiado à legenda, chegou cedo à convenção, mas evitou holofotes. Votou e foi embora. Terra nem sequer teve seu nome mencionado nos discursos dos correligionários, porém ganhou cargo na Executiva Nacional como um dos vogais da legenda.

Apesar de o MDB ter Osmar Terra como ministro de Bolsonaro, Baleia enfatizou em seu discurso que o partido “não precisa de governo para sobreviver”. Ele afirmou que o MDB precisa escolher suas bandeiras e ter uma identidade própria. E disse ainda que o partido pagou “preço caro por ser o partido da governabilidade”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*