Defesa Civil de Praia Grande retoma projeto educativo em escolas municipais

Com o objetivo de reduzir os riscos de desastres naturais e  desenvolver ações de prevenção, preparação e resposta, a Defesa Civil  de Praia Grande está retomando o projeto Defesa Civil nas Escolas,  levando conhecimento aos alunos da rede pública municipal através de  palestras sobre o assunto. A ação teve início nesta terça-feira (10),  na EM Antônio Peres Ferreira, no Bairro Vila Sônia.

O projeto é voltado aos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental de seis  escolas municipais que receberão as palestras semanalmente até o mês  de julho. A ideia, de acordo com a diretora de Divisão de Atendimento  Interno da Defesa Civil e responsável pelos projetos educacionais do  órgão municipal, Maria Eunice de Freitas Mattos, é tornar os alunos  multiplicadores de conhecimento de forma a promover uma mudança  cultural.

As unidades escolares selecionadas para receber o projeto estão  inseridas no mapeamento realizado pelo Instituto de Pesquisas  Tecnológicas (IPT) em áreas mais suscetíveis a alagamentos, inundações  e deslizamentos.

A abordagem com os estudantes é feita por meio de uma cartilha  educativa denominada “Aprender para Prevenir”, elaborada por Maria  Eunice e pelo diretor da Defesa Civil de Praia Grande, Luciano Gomes,  além de panfletos e outros materiais impressos fornecidos pelo Cemaden  (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e  pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e vídeos. Porém, o  destaque é um jogo de tabuleiro que, de forma lúdica, ajudará os  alunos a fixarem o conteúdo brincando. O jogo tem duas versões: o de  mesa para que os alunos joguem em sala de aula e o de chão, em que as  peças são os próprios alunos.

Ao todo, cerca de mil alunos receberão as informações. As escolas  participantes são: Antônio Peres Ferreira, Thereza Magri, Estina Campi  Baptista, Maria Nilza da Silva Romão, Professora Maria de Lourdes  Santos e Cidade da Criança. Também faz parte da equipe do projeto o  agente da Defesa Civil, Andre Luiz Ferreira da Silva.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*