Pouco mais de cinco anos atrás, o jovem Rodrigo Morgado pediu demissão de um cargo de prestígio em uma das maiores empresas químicas do Brasil para começar o próprio negócio na área da Contabilidade, paixão que descobriu na prática, depois de trabalhar como motoboy para um escritório. Sua mãe, que o criou por conta própria, teve receio dos riscos. Mas hoje, com mais de 3.000 clientes-empresa de todo o Brasil, todo o esforço e superação de obstáculos valeram à pena.
Essa história começa há 16 anos. Com 13, Morgado, morador da periferia de Santos e filho único, começou a trabalhar para ajudar em casa. Anos mais tarde, conseguiu um emprego como motoboy em uma empresa de Contabilidade.
“A contabilidade foi uma paixão. Eu não sabia pra quê ou por que existia [a contabilidade], era motoboy. Mas aquela coisa de ficar na rua, tomando chuva, chegar para entregar os documentos molhados para o cliente me dava constrangimento. Eu tinha preocupação tanto com a minha imagem quanto com a da empresa em que eu trabalhava”, conta Rodrigo.
Foi quando ele percebeu que precisava aprender. Voltava mais cedo das entregas para o escritório e se oferecia para ajudar nas atividades do escritório. Em três meses, foi promovido para trabalhar internamente. E essa oportunidade despertou seu interesse em fazer o curso técnico. Em 2015, conseguiu matricular-se na Universidade São Judas.
“Quanto mais eu me envolvia, mais me apaixonava [pela área]. Chegou um determinado dia que eu falei, é isso que eu quero para minha vida: ser contador”.
Tempos depois, Rodrigo passou no teste da empresa química Unipar Carbocloro e, depois de um ano, foi promovido a analista fiscal. Foram quatro anos no emprego, e paralelamente, Rodrigo começou a captar clientes por fora para complementar a renda. Em determinado momento, tomou a decisão de deixar a empresa e abrir seu próprio negócio.
“Montei meu primeiro escritório no Centro de Santos. Era surreal; o elevador travava toda hora, parecia uma cadeia. Era minúsculo, os móveis eram usados. Pensei que fosse ficar lá cinco anos – depois de sete meses, consegui comprar um escritório no prédio atual”, relata.
Hoje, a empresa ocupa metade do andar. Mas não só isso: o quadro de clientes teve um crescimento de 250% entre 2022 e 2023. Especialista e referência em mercado digital, a Quadri Contabilidade atende clientes – quase 100% deles, empresas do mercado digital, incluindo e-commerces e startups – em mais de 13 estados brasileiros.
A empresa é parte do grupo Quadri, que pertence a uma holding de quatro empresas fundadas em Santos. Além da Quadri Contabilidade, que atende mais de 3.000 empresas, o grupo contém a QuadriOffices&Business, espaço de coworking que atende mais de 100 empresas; a Q’Cert, empresa especializada em Certificação Digital, e a QuadriMed, clínica de gestão em saúde ocupacional.
Rodrigo atribui o sucesso do grupo Quadri a Deus, seu conhecimento pessoal, determinação além de, é claro, atendimento de qualidade ao cliente.
“Há quem pense que, pelo tempo de existência da Quadri, tudo aconteceu muito rápido. Mas não foi. Já me viro há muito tempo, perdi parte da minha infância e adolescência por conta de necessidades pessoais. Existe um sonho, um planejamento, investimento. Precisa haver uma estratégia, uma inteligência por trás, como fazer, por que fazer, o que vamos agregar de valor para aquele cliente”, finaliza.
Faça um comentário