Cubatão mantém primeiro lugar em ranking regional do Ministério da Saúde: única cidade da Baixada a estar na faixa verde

Dividido em quatro faixas de cor: vermelho (menor que 4.0), amarelo (entre 4.0 e 6.9), verde (entre 7.0 e 9.0) e azul (maior que 9.), o ISF é formado por sete indicadores, entre os quais número de consultas de pré-natal por gestante, atendimentos odontológicos realizados em gestantes, proporção de gestantes que realizaram exames de HVV/sífilis e índices de vacinação de crianças até 1 ano de idade. As demais cidades da região encontram-se na faixa laranja (sete delas) ou na vermelha (uma). Confira o ranking em https://esusfeedback.com.br/previne-brasil/regional.

VACINAÇÃO INFANTIL – A cobertura da vacinação infantil ficou em 84% no segundo quadrimestre do ano, um pouco abaixo da registrada no período anterior, de 87% (sendo 83% no primeiro quadrimestre). O índice se refere às vacinas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e poliomielite inativada. O patamar acima de 80% de cobertura foi alcançado devido ao reforço na estrutura na Atenção Primária iniciado em 2023, quando fechou o ano com 63% de cobertura. A meta para 2025 é seguir ampliar a vacinação rumo à faixa azul (cobertura mínima de 95%).

GESTANTES – Cubatão está na faixa verde nos três índices relacionados às gestantes: proporção de gestantes com seis consultas de pré-natal (40%); proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado (52%); e gestantes com realização de exames para sífilis e HIV (52%).

AÇÕES – A ampliação dos indicadores relativos ao pré-natal, exames de HIV e hepatites entre gestantes, atendimento odontológico a gestantes e ampliação da cobertura vacinal de crianças até 1 ano estavam entre as metas do Plano de Ação lançado em fevereiro de 2023, quando o município apresentava índices nas faixas laranja e vermelha.

A proporção de gestantes com pelo menos seis consultas, por exemplo, estava em 12% no primeiro quadrimestre de 2023, chegou a 30% no final desse ano e atingiu 47% no primeiro quadrimestre e no segundo quadrimestre de 2024. A proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV passou de 16% para 44% entre 2023 e 2024, chegando a 48% no último quadrimestre. E a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado foi de 7% para 53% entre os dois anos, atingindo a marca de 60% no segundo quadrimestre.

“O atendimento de qualidade na Atenção Primária à Saúde é fundamental para a promoção e prevenção em Saúde do território, assim a Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão iniciou o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em 2022, culminando com o atual contrato firmado em abril de 2023 com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco para gestão da Atenção Primária à Saúde e Especialidades Médicas. O reflexo do investimento é a melhora em todos os indicadores que norteiam a Saúde Pública”, avalia o secretário de Saúde, Márcio Oliveira.

Uma das prioridades do plano foi a identificação de casos de gestação de risco e a busca ativa de faltosas às consultas de pré-natal. “Os resultados apresentados nos dois quadrimestre seguidos pelo Ministério da Saúde são fruto de um trabalho em equipe que teve início em 2023 com o envolvimento de toda a Secretaria de Saúde, principalmente as unidades de Saúde nos bairros ligadas à Atenção Primária”, avalia.

AMPLIAÇÃO DA ESTRUTURA – Em matéria de infraestrutura, o contrato com a prestadora de serviço previu o aumento do número de profissionais. Em maio de 2023, a Secretaria de Saúde ampliou para 37 o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), distribuídas entre as 18 unidades de Saúde do município, e formou o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), uma equipe de ginecologistas, pediatras, além de outros especialistas e técnicos. O NASF tem a função de dar apoio e orientar as equipes sobre as estratégias de atuação para atender as metas do Plano de Ação.

DEMAIS ÍNDICES – De volta ao ranking, Cubatão também apresentou melhora nos demais indicadores: a cobertura de exame citopatológico, ainda na faixa laranja, começou 2024 em 14%, chegou a 16% no segundo quadrimestre e chegou agora a 20%; o percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida foi de 32% para 33%, índice que se manteve na reta final do ano. Já o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada mantém-se na faixa vermelha, com 10%, uma queda em relação ao nível anterior (12%). Mas houve avanço em relação ao ano anterior, com 3% no primeiro quadrimestre de 2023.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*