Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimes dá dicas para acalmar os cães em noites com fogos de artifício

Fim de ano é marcado por tradições. O prato que não pode faltar na ceia do Natal, a roupa branca do réveillon e, para muitos, os fogos de artifícios nas noites de comemorações. Entretanto, o estampido desses materiais faz com que os animais de estimação, como cães e gatos, passem um verdadeiro sufoco.

Segundo o médico veterinário, Luiz Roberto Biondi, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), o alto ruído causado pelo estouro faz com que os animais fiquem em estado de pânico.

“É de senso comum que os cães e gatos possuem uma audição mais apurada do que os seres humanos. Quando eles escutam o barulho dos fogos, eles não conseguem identificar de onde vem e por não ser um ruído comum na natureza, eles sentem a necessidade de fugir, por isso o medo”, explica Biondi.

Para o tutor, o essencial é manter a calma e passar segurança para o animal. Além disso, preparar um espaço como se fosse o cantinho da alegria, é a dica do médico veterinário.

“Criar um ambiente seguro é ótimo, mas precisa ser um ambiente onde o animal já vivencia. É preciso que o cão associe aquele local com felicidade, assim, quando acontecer um momento de estresse, como nas noites de réveillon, ele irá automaticamente se sentir mais seguro”, comenta.

Outra dica lembrada pelo doutor é colocar pedaços de algodão no ouvido do animal. Já se a crise nessas situações forem muito intensas, a sugestão é procurar um auxílio veterinário dias antes do evento para a utilização de medicamentos contra a ansiedade.

Proibido fogos com estampido

Para tutores que são munícipes de Santos, a lista de recomendações aumenta , já que a cidade em janeiro de 2017 proibiu a queima de fogos de artifícios, bombas, morteiros, busca-pés e demais fogos ruidosos.

De acordo com o advogado e professor de Direito da Unimes, Carlos Eduardo Tavares, o cidadão deve entrar em contato com a Guarda Municipal, fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou fiscais de posturas da Secretaria Municipal de Finanças, quando estiver diante de fogos com estampido.

“O cidadão deve entrar em contato com um destes agentes para que tomem todas as medidas cabíveis. Nesse caso, o infrator recebe uma multa de 150 UFESP se for pessoa física, para pessoas jurídicas o valor é de 400 UFESP. Atualmente o valor da UFESP é de 31,97 reais”, conclui Tavares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*