Contemplados do Programa PG Trabalho, Renda e Qualificação passam por  capacitação profissional

Cursos serão realizados de 02/06 a 01/07, em uma parceria da Prefeitura com o Senac


Propiciar a inclusão econômica e social dos moradores de Praia Grande,  em especial daqueles que enfrentam alguma situação de vulnerabilidade.  Este é o objetivo da Prefeitura quando o foco é proporcionar um  desenvolvimento ainda maior e com mais qualidade de vida para seus  cidadãos. Por isso, a Administração Municipal investe em um programa  de geração de emprego e capacitação que é referência na região: o PG  Trabalho, Renda e Qualificação.

Com uma abordagem integrada que combina trabalho remunerado com  educação, a iniciativa oferece vagas de emprego com bolsa-auxílio de  R$ 600,00 e diferentes cursos de formação profissional, que foram  conhecidos nesta terça-feira (27). Em um encontro promovido na  Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai), responsável pela gestão  do programa, os contemplados puderam saber mais sobre as capacitações  que irão realizar, de 02/06 a 01/07, em uma parceria da Prefeitura com  o Senac.

Segundo a subsecretária de assuntos institucionais, Karine Gusmão,  esta é uma etapa fundamental, já que os cursos são obrigatórios para a  continuidade no PG Trabalho, Renda e Qualificação. “Além disso, eles  trazem aos selecionados a oportunidade de obter diferentes  conhecimentos, com formações em empreendedorismo digital e geração de  renda, recepção e atendimento em meios de hospedagem, rotinas básicas  de operador de caixa, técnicas básicas de vendas e técnicas de estoque  e almoxarifado”, destacou.

Experiências únicas – Aprendizados que agregam muito às suas  trajetórias profissionais, visto que o programa ainda oferece aos  participantes a chance de atuar em serviços gerais nos equipamentos  municipais durante seis meses, como nas escolas, ginásios e unidades  de assistência social da Cidade (CAFES, CRAS e PICS). Uma das  selecionadas pela iniciativa, Thainara Laureano, ressaltou como está  sendo sua experiência. “É a primeira vez que participo do programa e  já estou trabalhando. Estou gostando bastante, pois foi algo que me  recolocou no mercado de trabalho e que, com certeza, me levará a novas  oportunidades mais para frente”.

Quem também está tendo sua primeira vivência na ação é Simone Silva,  que realçou o quanto ela a ajuda, inclusive, a sair da rotina. “Para  mim está sendo incrível: primeiro porque estou em uma escola e segundo  porque tudo isso me permite viver novas experiências e conhecer  pessoas novas, já que faz cinco anos que moro na Praia Grande e, nesse  tempo, trabalhei sempre em home office, então não saía muito. Além  disso, tem todos os aprendizados que obtenho, até porque conhecimento  nunca é demais”.

Opinião compartilhada por Elizabete Arruda, que participa do programa  pela quarta vez. “No meu caso, o PG Trabalho, Renda e Qualificação é  essencial, porque me ajuda até em minha organização pessoal. Sou mãe  de gêmeos e acabo não conseguindo me dedicar a um trabalho integral,  pois meus filhos exigem bastante atenção. Agora com uma carga horária  de 4 horas diárias tenho mais tempo livre para atendê-los também. Sem  contar os diversos ensinos que tenho, fora a remuneração extra que é  sempre bem-vinda”, completou.

Novas turmas devem ser abertas no segundo semestre deste ano. Mais  informações podem ser obtidas diretamente junto à Seai: pelo telefone  (13) 3496-5391 ou pelo e-mail seai18@praiagrande.sp.gov.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*