Conclusão da obra na Ponte dos Barreiros será na próxima terça-feira (26)

Serviços de recuperação e reforço da estrutura foram concluídos após 12 meses de serviço

A Prefeitura de São Vicente definiu a conclusão da obra na Ponte dos Barreiros para a próxima terça-feira (26). Com isso o trânsito será totalmente liberado nos dois sentidos para tráfego de veículos.

Atingindo 100% dos serviços de recuperação e reforço da estrutura, apenas alguns detalhes como a sinalização vertical e horizontal de trânsito e melhorias no entorno do acesso estão sendo finalizados para que após 12 meses a ponte possa ser reaberta.

Nas redes sociais, o prefeito Kayo Amado anunciou comemorando o prazo para o fim da obra.

“Agora é oficial! Já tem data para o fim da obra de recuperação estrutural da ponte, 26 de julho, finalmente o sofrimento vai acabar, graças a Deus”.

Detalhes dos serviços concluídos

Recuperação estrutural de 217 estacas – O projeto consistiu no encamisamento do fuste e aumento da área da seção circular das estacas. Este encamisamento possui uma espessura de 11 cm densamente armada (anel com 11 cm de espessura e realizado com graute estrutural de resistência de 40 MPa, desenvolvido especialmente para aplicação subaquática).

Reforço de 284 longarinas de concreto armado – O reforço envolveu a inserção de armaduras longitudinais e transversais na região inferior e na lateral das longarinas e consequente aumento da taxa de armadura. Envolveu também o aumento da seção transversal da viga por meio da utilização de graute com resistência de 40 MPa.

Recuperação e reforço de 5 longarinas metálicas – Soldagem de novas chapas de aço nas almas e mesas das vigas longarinas existentes. Envolveu também a pintura para proteção contra corrosão destes elementos estruturais.

Recuperação estrutural de manifestações patológicas – Essas manifestações eram basicamente pontos de corrosão de armaduras e desplacamentos de concreto pontuais distribuídos ao longo de toda a ponte em elementos estruturais da infra, meso e superestrutura. Estes elementos consistem em 112 travessas de concreto, 580 bases de acomodação dos aparelhos de apoio, mais de 6.700 m2 de tabuleiros, 1.246 metros de defensas tipo new jersey e 623 metros de guarda corpo.

Outros serviços – Troca de 580 aparelhos de apoio de todas as longarinas (aparelhos de apoio de neoprene fretado), tratamento das 59 juntas de dilatação (execução de berços de aproximação, lábios poliméricos e instalação dos perfis elastoméricos), drenagem, etc.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*