Completando 25 anos de história, Embraps é referência em serviço terceirizado na Baixada Santista

Fundada em 1998, empresa tem um legado de trabalho de qualidade, inovação e geração de empregos

Em 1998, José Renato Quaresma notou que o mercado de terceirização estava com uma demanda crescente em Santos e na região. Foi quando ele decidiu se arriscar e fundar a Embraps, empresa que hoje completa 25 anos de especialidade em serviços terceirizados e é referência na Baixada Santista. Entre vários outros, essa referência se dá por três fatores principais: busca constante pela inovação, qualidade nos serviços oferecidos e a valorização do colaborador.

Hoje, vinte e cinco anos depois, a empresa atende direta e indiretamente cerca de 120 mil pessoas, considerando todos os aproximadamente 300 locais em que prestam serviços na Baixada Santista e em São Paulo. A Embraps oferece uma gama de serviços que atende a condomínios residenciais e empresariais, clínicas médicas, escolas, academias, shoppings, terminais portuários, entre outros empreendimentos.

Os serviços mais procurados são os de portaria, limpeza e serviços gerais, zeladoria, recepção e síndico profissional, além de outros oferecidos. Sempre inovando, a empresa agregou recentemente serviços tecnológicos de portaria remota e instalação de circuitos de segurança, tais como câmeras, alarmes e sensores.

A importância do colaborador

Uma das marcas registradas da Embraps é o respeito e o compromisso com seus colaboradores. Ao longo desses 25 anos, cerca de 11 mil pessoas passaram pela empresa. É comum encontrar histórias de famílias que se formaram por meio dela e trazem seus filhos para integrar esta outra grande família chamada Embraps.

“Além das famílias dos condomínios que atendemos, a Embraps cuida também de seus colaboradores. Nosso maior valor é gerar empregos para as pessoas. Além de fornecer o cargo e todo o material necessário para que exerça sua função, fornecemos também uma formação e acompanhamento próximo com as lideranças, pois queremos que nossos colaboradores evoluam continuamente, tanto profissionalmente, quanto no ramo pessoal”, comenta o presidente da Embraps, José Renato Quaresma.

Atualmente, a Embraps conta com cerca de 1.450 funcionários e, de janeiro a março de 2023, contratou mais de 130 colaboradores. “Em meio ao desemprego que ainda é forte no país, conseguimos não apenas oportunizar essas pessoas como também qualificá-las. Temos treinamentos periódicos que ajudam na profissionalização desses funcionários, garantindo crescimento pessoal e ampliação de oportunidades. Também temos ações sociais com treinamentos para pessoas que ainda não trabalham conosco, mas, é importante para ajudá-los na conquista de um emprego, seja na Embraps ou em outra organização”, diz o diretor e sócio da Embraps, Marcos Valim.

A valorização de pessoas com deficiência também é um destaque da empresa, que tem em seu quadro de funcionários pessoas com deficiências auditiva, visual, física, entre outras. A auxiliar administrativa Karina Martins Pestana é uma delas. Aos 42 anos e com síndrome de Down, ela entrou na Embraps há 18 anos, no departamento pessoal, e desempenha funções administrativas, como organizar documentos, tirar cópias e ajudar nas atividades cotidianas da empresa. Um grande exemplo para todos.

Para o diretor da Embraps, Rodolfo Quaresma, essa inclusão de pessoas com deficiência no quadro de profissionais é fundamental. “Isso ajuda a promover a integração social, pois sabemos que muitas pessoas com deficiência acabam tendo dificuldade de entrar no mercado de trabalho. A Karina sempre se integrou muito bem, se dá bem com todos e sempre faz questão de estar todos os dias na empresa nesses 18 anos”, relata.

Inovação

Como toda empresa que busca se atualizar para as novas tendências do mercado, a Embraps desenvolve estudos e pesquisas contínuas para inovar em seus serviços.

A empresa trabalha utilizando a tecnologia como uma ferramenta auxiliar à função de seus empregadores, com um olhar voltado principalmente à questão da segurança dos empreendimentos com o uso de câmeras de segurança, botões de pânico, sensores e equipamentos no controle de acesso, por exemplo.

Outra inovação que a empresa está implementando é o serviço de portaria remota. Após analisar todos os aspectos desta tecnologia e como deve ser realizado um serviço complementar ao das portarias tradicionais e de qualidade, este modelo é uma das novidades que está apresentando ao mercado.

Claro que a tecnologia jamais substituirá o ser humano, especialmente quando aplicada por uma empresa como a Embraps.

“Muitas pessoas pensam que a portaria remota substitui a física, mas, na maioria dos casos, ela é complementar. Em prédios pequenos a portaria eletrônica é a opção viável, mas em prédios grandes, a presença de seres humanos é imprescindível. Acreditamos que a tecnologia é nada mais, nada menos que um auxílio importantíssimo, um suporte ao trabalho que realizamos”, afirma o diretor da Embraps, Rodolfo Quaresma.

A Embraps conta também com o serviço de ponto eletrônico por meio do aplicativo oficial da empresa, usado por funcionários para registrar a presença no trabalho e também como forma de integração da equipe, oferecendo informações úteis ao seu dia a dia e mensagens relacionadas ao trabalho executado.

E o objetivo da empresa é expandir o uso de ferramentas tecnológicas, sempre unindo-as ao trabalho do colaborador, complementando as ações e aperfeiçoando-as com o propósito de evolução contínua.

“Completar 25 anos de história me traz muito orgulho de tudo que foi construído por todos que passaram pela Embraps ao longo desse período. Em paralelo, sabemos da responsabilidade existente. Por isso, precisamos estar atentos ao que existe de inovação em nosso segmento para oferecermos sempre um serviço de alto nível, que se traduz em qualidade de trabalho e, consequentemente, respeito e admiração de nossos clientes”, finaliza José Renato Quaresma.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*