Cia de Dança de Cubatão concorre em cinco categorias no 39º Festival de Dança de Joinville

Premiada em 2018, companhia levará ao festival as coreografias que conquistaram o júri e o público

A premiada Cia de Dança de Cubatão participa do 39º Festival de Dança de Joinville, concorrendo em cinco categorias. O festival, que é o maior do país em número de competidores, acontece em Santa Catarina, de 19 e 30 deste mês.

A Cia de Dança Cubatão está inscrita nas seguintes categorias: Jazz, Conjunto Sênior, com a coreografia “Além Daqui…”, do coreógrafo Zeca Rodrigues; Jazz, Duo Sênior, com “Enquanto Eu Estiver”, de Claudionor Alves; Jazz, Solo Feminino Sênior, com “Mais do que Palavras” (Claudionor Alves); Contemporâneo Duo Sênior, com “Apenas”, da coreógrafa Flávia Sá; e Contemporâneo Solo Feminino Sênior, com “Em Silêncio…” (Flávia Sá).

Segundo a diretora artística da Cia de Dança de Cubatão, Vanessa Toledo, as histórias já premiadas e que conquistaram a comissão julgadora do festival e o público serão contadas novamente. “Neste ano, estamos voltando para contar novamente essas histórias. São as mesmas coreografias, com elenco diferente”, diz Vanessa.

“Os trabalhos foram remontados. O solo ‘Em Silêncio’, antes dançado por Yasmim Matos, será realizado pela bailarina e coreógrafa Flávia Sá”, afirma.

Vanessa ressalta que participar do maior festival de dança do país tem um significado muito especial para a companhia. “Participar do Festival de Dança de Joinville não é somente uma credencial da qualidade artística do grupo, mas também projeta o nome da companhia no cenário nacional da dança, porque ali estão os melhores”, salienta.

Vanessa cita como exemplo a bailarina Yasmin Matos, que hoje atua na prestigiada Companhia de Dança Deborah Colker. “O festival abre muitas portas, como foi o caso da bailarina Yasmin Matos que, após a premiação no festival, hoje é integrante de uma das maiores companhias de dança do Brasil, a Companhia de Dança Deborah Colker”, comenta.

A diretora artística diz que o grupo tem grande expectativa para a edição deste ano. “Para nós, da Companhia de Dança de Cubatão, significa reviver momentos que foram muito especiais e marcantes nas nossas vidas enquanto artistas. Reviver essas obras que já foram premiadas, hoje, com um novo olhar, com certeza será muito especial”, declara.

Vanessa Toledo destaca que a ida da companhia ao Festival de Dança de Joinville neste ano será possível graças à emenda impositiva destinada pelo vereador da Câmara Municipal de Cubatão, Rodrigo Ramos Soares, o Rodrigo Alemão, ao projeto Viajar a Dança. “Graças a esta emenda, conseguiremos cobrir todos os gastos com hospedagem, transporte e alimentação do grupo”, afirma.

“O palco de Joinville é uma das maiores vitrines de dança do mundo. Estarmos presentes, representando Cubatão com cinco trabalhos, atesta a qualidade técnica e artística do grupo. Pra mim, particularmente, é emocionante a oportunidade de estar apresentando mais uma vez minha obra “Além daqui…”, principalmente nesse momento, depois de tudo que passamos, já que é um trabalho que fala de esperança, de amor e de reencontro com as pessoas mais importantes de nossas vidas”, declara o coreógrafo Zeca Rodrigues.

“A cultura é um grande mecanismo de transformação social. E aqui, em nossa cidade, a arte é uma grande vocação. Quando encaminhamos emendas impositivas, que são verbas públicas, é em apoio aos artistas e para elevar o nome da cidade, e, dessa forma, refletir sobre a importância que tem a cultura, a arte, para a sociedade e, em especial, para o município de Cubatão. É nesse sentido que encaminho a emenda, para apoiar a companhia de dança, para que a gente possa projetar a nossa cidade para o futuro”, afirma o parlamentar.

Histórico

A primeira participação da companhia no Festival de Dança de Joinville foi em 2011, ano em que foi vice-campeã na categoria Jazz, Conjunto Sênior.

Em 2017, a Cia de Dança de Cubatão venceu em primeiro lugar na categoria Jazz, com a coreografia “Amores Crônicos” e garantiu a vaga para o ano seguinte.

Em 2018, a companhia concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Entre eles, a bailarina Yasmin Matos foi aprovada com dois solos, um de Jazz e um de Contemporâneo. Nesta última categoria, mais uma coreografia da cia cubatense foi aprovada na seletiva.

Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafa, os dois últimos para Yasmin Matos. Venceu como melhor grupo de 2018 — a maior premiação do festival —, com a coreografia “Além daqui” (Jazz, Conjunto Sênior), cujo prêmio foi de R$ 30 mil, e Yasmin ganhou como melhor bailarina.

“Nós fomos ovacionados, aplaudidos de pé e isso ficou marcado na história da dança”, lembrou Vanessa, ressaltando que o público estimado era de 6 mil pessoas na ocasião.

Ainda neste ano, a Cia de Dança e a bailarina Yasmin Matos entraram definitivamente para a história do Festival de Dança de Joinville, gravando os seus nomes na Calçada da Fama. 

Em 2020, no primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão, por ter sido premiada em 2018, foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado no formato online. A companhia cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular.

Data das Mostras Competitivas, categorias em que a Cia de Dança de Cubatão está inscrita e elenco:

22/07 (sexta-feira) – Dança Contemporânea, Solo Feminino Sênior

Coreografia: “Em Silêncio…”

coreógrafa e bailarina Flávia Sá

25/07 (segunda-feira) – Jazz, Duo Sênior

Coreografia “Enquanto Eu Estiver”

Coreógrafo: Claudionor Alves

Bailarinos: Claudionor Alves E Daniel Martins

25/07 (segunda-feira) – Jazz, Solo Feminino Sênior

Coreografia: “Mais do que Palavras”

Coreógrafo: Claudionor Alves

Bailarina: Beatriz Pinheiro

27/07 (quarta-feira) – Jazz, Conjunto Sênior

Coreografia “Além Daqui…”

Coreógrafo: Zeca Rodrigues

Elenco: Anderson Rodrigues, Beatriz Pinheiro, Claudionor Alves, Daniel Martins, Debora Montanaro, Isabella Oliveira, Jaqueline Lançone, Jéssica Rocha, Karyne Dantas, Michael Fidelis, Nicolle Fernandes, Nick Molina, Raphael Santos, Raquel Oliveira, Rodrigo Martins, Vanessa Thalita, Wellington Souza.

27/07 (quarta-feira) – Dança Contemporânea, Duo Sênior

Coreografia: “Apenas”

Coreógrafa: Flávia Sá

Bailarinos: Isabela Oliveira E Claudionor Alves

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*