Celebrando o Dia do Meio Ambiente Complexo Andaraguá inicia estudos para ter Parque da Biodiversidade

No Dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Tendo esta preocupação clara desde o início do projeto, o CEO do Complexo Andaraguá, André Ursini, aproveitou a data para falar sobre o Parque da Biodiversidade, que será instituído em área do empreendimento. “Preservar o meio ambiente é respeitar a vida”, lembrou.

O Parque funcionará como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Trata-se de uma categoria de Unidade de Conservação – UC criada pela vontade do proprietário, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, sendo que ele é quem define o tamanho da área a ser instituída. No caso do Andaraguá, o Parque da Biodiversidade terá mais de 4 milhões de metros quadrados.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

ANDARAGUÁ – O equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação ambiental é uma das metas do Complexo Andaraguá, que deve gerar mais de 17 mil empregos na Região. O empreendimento compreende aeroporto de cargas, com pista de 2,6 quilômetros, e um condomínio industrial para abrigar 212 galpões, dentro de uma área de 5 milhões de metros quadrados, localizada no bairro Andaraguá, às margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, perto da divisa com São Vicente.

A pista do aeródromo, com 2,6 quilômetros — e capacidade para receber um Antonov, o maior avião de carga do mundo — será concluída ainda na etapa inicial, assim como os primeiros galpões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*