Celebração do Dia do Escoteiro reúne 500 pessoas em Praia Grande

Escoteiros de destaque da Baixada Santista foram homenageados no Palácio das Artes

Depois de dois anos de evento on-line e a homenagem de 2022 com número restrito de pessoas, a Cerimônia Mundo Melhor, realizada anualmente pelo 13º Distrito Escoteiro de São Paulo “Costa da Mata Atlântica”, voltou a acontecer em grande estilo: a sessão solene para celebrar o Dia do Escoteiro, comemorado em 23 de abril, reuniu cerca de 500 pessoas em Praia Grande, no dia 18 de abril. O evento que homenageia escoteiros e escoteiras de diversas idades da Baixada Santista, assim como em 2019, aconteceu novamente no Palácio das Artes, no Canto do Forte.

Realizada pela primeira vez em 2015, a Cerimônia Mundo Melhor tem como objetivo homenagear os membros juvenis que se destacaram em seus grupos escoteiros no ano anterior. Entre eles estão os lobinhos e lobinhas (crianças de 6 anos e meio a 11 anos incompletos); escoteiros e escoteiras (jovens de 11 a 15 anos incompletos); seniores e guias (escoteiros entre 15 e 18 anos incompletos) e pioneiros e pioneiras (jovens adultos de 18 a 21 anos). Em 2023, receberam o Diploma Mundo Melhor um total de 65 jovens que fazem parte de 15 grupos escoteiros de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Peruíbe e Ilha Comprida.

Por conta da pandemia de covid-19, em 2022, o distrito optou por aproveitar a data para homenagear os adultos voluntários acima de 70 anos que continuam trabalhando em prol do Escotismo. Na ocasião, foi instituído o troféu Mundo Melhor Mais. A honraria aos septuagenários teve continuidade em 2023 e o congratulado da vez foi o escotista de Praia Grande Gilberto Santana dos Santos, o chefe Tatá, que ingressou ao Movimento Escoteiro em 1989 como um dos fundadores do 187º Grupo Escoteiro Tude Bastos. Mesmo depois de tantos anos vivenciando as emoções que só o Movimento Escoteiro proporciona, chefe Tatá se comoveu ao receber, de surpresa, o pequeno troféu.

O evento contou, pela primeira vez, com a presença do Presidente da Região São Paulo dos Escoteiros do Brasil, Rodrigo Ramos de Freitas. Também compareceram à celebração outros nomes do município que são apoiadores do Movimento Escoteiro, como o Vereador Marcos Câmara (MDB) e o Coordenador do Projeto Navega São Paulo, professor Sílvio Belo.

“Esse reconhecimento dos jovens ganha mais valor ainda principalmente por ser uma indicação dos próprios pares dos jovens, e essa premiação reflete o espírito escoteiro e o desejo de construir um mundo melhor”, afirmou o Presidente da Região, Rodrigo Ramos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*