Casos de covid-19 voltam a crescer no Japão após a doença ser rebaixada de categoria

O governo japonês rebaixou a Covid-19 para a mesma categoria da gripe sazonal. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social afirma que o número de infecções pelo coronavírus no país vem aumentando gradualmente desde abril.

Após a reclassificação, em 8 de maio, a pasta tem coletado relatórios de casos semanalmente, em vez de diariamente, de cerca de 5.000 instituições médico-hospitalares designadas em todo o país.

Na semana que terminou em 14 de maio, cada instituição identificou 2,63 casos de coronavírus, em média, durante a semana. O número foi de 3,55 para a semana que terminou em 21 de maio e de 3,63 para a semana que terminou em 28 de maio.

No pico da oitava onda de infecções, em dezembro passado, a média semanal por instituição foi de 29,80 e passou a diminuir gradualmente desde então. Mas, desde abril, o número tem aumentado por oito semanas consecutivas.

O Ministério da Saúde também verifica o número semanal de novos pacientes hospitalizados por Covid-19. O número foi superior a 20 mil durante a oitava onda, em dezembro passado, mas varia de 2.000 a mais de 3.000 desde a reclassificação.

Segundo a pasta, a contagem de casos é relativamente baixa no momento. Contudo, o Ministério da Saúde pede à população que esteja preparada para uma possível onda de infecções durante o verão e tome as medidas anti-infecção necessárias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*