Capivara é resgatada pela Guarda Ambiental de Praia Grande

Animal deve ter se perdido do bando e se abrigou em terreno no Bairro Sítio do Campo

Uma capivara foi resgatada nesta terça-feira (16), em um terreno  baldio no Bairro Sítio do Campo, por equipes da Guarda Ambiental de  Praia Grande. O animal não apresentava ferimentos e foi solto às  margens do Rio Piaçabuçu, após avaliação veterinária.

A Guarda Ambiental foi acionada por moradores do Bairro que informaram  que uma capivara vinha sendo vista há alguns dias em um terreno  baldio. A equipe chegou ao local e, em meio à vegetação, localizou o  animal, realizando sua captura com o uso de uma rede própria para a  ação.

De acordo com o relato dos guardas, a capivara estava bastante agitada  e foi acondicionada em uma caixa transportadora, sendo levada até a  Aiuká, empresa de consultoria ambiental parceira do setor nos resgates  de fauna. Um médico veterinário examinou o animal e constatou que ele  não apresentava ferimentos ou problemas de saúde e que estava apto à  soltura.

De acordo com o inspetor-chefe do grupamento, Fábio Barbatano Marques,  se trata de um indivíduo jovem e que pode ter se perdido do bando,  procurando abrigo no terreno baldio. Em seguida, as equipes da Guarda  Ambiental levaram a capivara até as margens do Rio Piaçabuçu, que é  área de incidência da espécie, onde ela foi solta.

O inspetor observa ainda que as pessoas não devem nunca tentar capturar ou manusear animais silvestres que eventualmente encontrem.  “O ideal é que acionem o mais rápido possível a Guarda Ambiental pelo  telefone 153. Por estarem assustados, esses animais podem acabar se  ferindo e até machucando as pessoas”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*