“Capacitar técnicos dos municípios é essencial”, diz Mourão no lançamento do Capacidades

O programa visa repensar as cidades do país através de cursos, eventos, parcerias e diálogos com todas as esferas de atuação

A integração das políticas públicas de desenvolvimento urbano, de forma sustentável, ganhou um novo e importante capítulo nesta terça-feira (21/11), com o relançamento do Programa CapaCIDADES – que contou com a participação do deputado federal Alberto Mourão (MDB/SP).

O programa, que estava desativado há 4 anos e foi reformulado a partir da recriação do Ministério das Cidades em 2023, tem como intuito repensar os municípios de forma integrada, visando a resiliência e a sustentabilidade por meio de iniciativas inteligentes, como cursos, eventos, parcerias e diálogos com todas as esferas de atuação no ambiente urbano.

“O relançamento deste programa é um progresso muito importante para o país, já que ele irá proporcionar a capacitação das cidades e da máquina pública como um todo. Até porque municípios menores enfrentam difíceis condições para buscar recursos, e este projeto do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, tem exatamente este objetivo, capacitar todo o corpo técnico dessas cidades pequenas para que eles possam viabilizar projetos e conquistar mais verbas para os seus municípios”, destaca Mourão.

Além do deputado, o evento contou com a participação do Ministro das Cidades, Jader Filho, e do Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Carlos Tomé Júnior, entre outras autoridades.

CapaCIDADES – O programa foi lançado em 2007 dentro do próprio Ministério das Cidades. Desde então, foram mais de 172 mil pessoas capacitadas com diversos temas sobre os municípios do país, como habitação, saneamento, mobilidade, meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento urbano sustentável, transformação digital e muito mais. Agora, reformulado e mais inovador, o novo CapaCIDADES continuará abrindo caminhos para que as pessoas aprendam sobre suas cidades no presente e como devemos prepará-las para as futuras gerações.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*