Câmara Federal realiza sessão solene pelos direitos da Pessoa com Deficiência

Alberto Mourão faz parte do grupo de deputados que promove o evento

A Câmara dos Deputados está prestes a sediar um evento de grande relevância para a inclusão e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Na próxima terça-feira (22), às 10h, uma Sessão Solene será realizada em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado anualmente em 21 de setembro. O deputado Alberto Mourão faz parte do grupo que tomou a iniciativa de promover a solenidade que homenageará pessoas e entidades que defendem a causa.

O evento, a ser realizado no Plenário Ulysses Guimarães, reforça o compromisso do Parlamento brasileiro de promover a inclusão e reconhecer os direitos das pessoas com deficiência. Além de Mourão, a iniciativa conta com os deputados federais Fernando Marangoni, Rosangela Moro, Erika Kokay, Duarte Jr. e Laura Carneiro.

Para o deputado Alberto Mourão, a conscientização da sociedade é o primeiro passo para que a inclusão ocorra de forma plena. “Existe um longo caminho a percorrer, muito a conquistar para que os direitos dessas pessoas sejam assegurados. Além de ações do Poder Público, falta consciência da sociedade para o fim do preconceito, mas já podemos reconhecer ações e o trabalho de pessoas e entidades que fazem a diferença defendendo esta causa. O evento é uma forma de agradecer e reconhecer esses gestos individuais e reforçar que a união sobre o tema pode fazer a diferença rumo a uma sociedade mais inclusiva”.

A solenidade acontece na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, destacando a importância da data. Além de celebrar conquistas, o encontro busca ampliar espaços para as pessoas com deficiência na sociedade.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado através da lei federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, como um reconhecimento aos esforços contínuos em prol da inclusão social desses indivíduos. Um marco emblemático nesse trajeto foi a incorporação dos direitos das pessoas com deficiência na Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*