Câmara de Mogi das Cruzes homenageia organizações paramaçônicas

Em sessão solene comandada pelo presidente do Legislativo, Sadao Sakai (PR), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes homenageou, as organizações paramaçônicas Ordem DeMolay e Ordem das Filhas de Jó Internacional, pelas ações sociais desenvolvidas no Município. Os homenageados receberam placas com dizeres alusivos à data. Durante a solenidade os presentes puderam prestigiar a tradicional Cerimônia das Luzes, ministrada pela Ordem DeMolay, que explica as sete virtudes cardeais da Ordem.

“Eu que sou da área social sei o quão importante é o trabalho desses jovens em despertar a solidariedade num momento tão difícil, com fatos lamentáveis que a gente vê pela TV. Fico feliz em ver aqui tantos jovens preocupados com o bem estar do outro”, ressaltou o vereador Edson Santos (PSD), que falou em nome do Legislativo na sessão.

“É uma honra e grande privilégio estamos reunidos para exaltar as Filhas de Jó e a Ordem DeMolay. As lutas femininas por melhores condições de trabalho e direito a voto foi o estopim para a criação do movimento”, ressaltou a guardiã jurisdicional da Ordem das Filhas de Jó do Estado de São Paulo Alda Maria de Araújo, ao falar sobre a criação das Ordem Filhas de Jó.

O presidente do conselho consultivo do Capítulo Guardiões de Mogi das Cruzes 525, Alan Orson Alves da Costa, fez o uso da palavra para enaltecer o papel dos jovens na comunidade. “Cuidar dessas crianças significa compreender-se com o tempo e o espaço que possibilita viver o criativo. Significa olhar para esse ser em desenvolvimento e reconhecer nele o potencial orgânico e emocional para criar um ser humano com os princípios da igualdade, democracia, liberdade e fraternidade”.

Ordem DeMolay

A Ordem DeMolay foi a primeira organização juvenil criada para estimular o jovem a ser um bom cidadão. Criada pelo maçom Frank Shermam Land, na cidade americana de Kansas, em 1919. A instituição sobreviveu à grande depressão de 1929 e à Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945). Hoje é a maior organização fraternal do mundo, presente em vários países como Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Japão, México, Países Baixos, Panamá, Paraguai e Peru.

Mais de 4 milhões de jovens já passaram pela Ordem DeMolay e tornaram-se médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, aeronautas, entre outros profissionais bem-sucedidos.

O maçom Alberto Mansur foi o responsável em trazer a Ordem DeMolay para o Brasil, quando em 1970 ele tomou conhecimento da existência da entidade através da leitura do boletim comemorativo em razão aos 50 anos da instituição, intitulado “The New Age-July 1969”.

Em 1974, Mansur conheceu o comendador norte-americano George Newbury, que estava no Brasil para participar de evento no Rio de Janeiro. Mansur aproveitou a oportunidade para revelar a Newbury seu desejo de criar em solo brasileiro um braço da Ordem DeMolay.

As tratativas foram consolidadas no dia 16 de agosto de 1980, quando foi criada a Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2002, foi fundado o capítulo Guardiões de Mogi das Cruzes, número 525, do Supremo Conselho da Ordem DeMolay do Brasil, cujas atividades tiveram início com a participação de 100 jovens.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*