Califórnia e Alabama entram em estado de catástrofe

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou neste domingo (15) uma declaração de catástrofe para os estados da Califórnia e do Alabama, afetados nas últimas semanas por fortes tempestades que já provocaram pelo menos 19 mortos.

A medida, que constitui o nível seguinte à declaração de estado de emergência, permite disponibilizar fundos federais para as pessoas afetadas nos condados de Merced, Sacramento e Santa Cruz, na Califórnia, bem como nos condados de Autauga e Dallas, no Alabama.

Os dois estados têm sofrido, desde 27 de dezembro, fortes tempestades de inverno, que causaram inundações, deslizamentos de terra e derrocadas. O valor dos prejuízos está sendo levantado. Segundo a Casa Branca, essa avaliação também poderá determinar a necessidade de dar ajuda federal a outras áreas.

Essa ajuda “pode incluir apoios para alojamento temporário e reparações nas casas ou empréstimos com taxas baixas para cobrir perdas de propriedades que não estavam no seguro”, bem como ajudas a proprietários de empresas, informa Washington, em comunicado divulgado hoje.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*