O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou nesta sexta-feira (31) uma proposta de três fases para chegar a um cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, grupo extremista palestino, que começou em 7 de outubro de 2023.
Biden afirmou que o Hamas “não é capaz” de realizar um novo ataque em larga escala contra Israel e apelou para que o grupo e o governo israelense consolidem um acordo para libertar civis.
Plano em três fases
Segundo o político, a primeira fase desse processo deve durar seis semanas, incluindo a retirada das tropas israelenses de áreas densamente populadas de Gaza e a libertação de reféns pelo Hamas — em especial, mulheres, idosos e crianças — em troca da soltura de prisioneiros palestinos.
Nesse estário, reféns americanos devem ser libertados, cadáveres feitos no conflito entregues às suas famílias, e ajuda humanitária providenciada, com a permissão de entrada diária de 600 caminhões em Gaza.
Na segunda etapa, todos os reféns vivos devem ser libertados — incluindo soldados — pelo grupo extremista e as forças isralenses recuarão. A fase derradeira consiste na reconstrução de Gaza, cujo território foi praticamente devastado pela guerra.
Faça um comentário