Atividade para idosos nas policlínicas de Santos termina 2022 em expansão

Após dois anos críticos de pandemia de covid-19, 2022 foi marcado por reencontros e pela expansão das atividades coletivas nas policlínicas de Santos. Uma delas foi a do Grupo Movimente-se com a Música e com a Dança, voltado a idosos, adultos com quadros depressivos e deficiência física (exceto visual).

No início do ano, a atividade acontecia em 17 unidades. Atualmente, está disponível em 22 policlínicas, com o atendimento a aproximadamente 410 pessoas. Para 2023, a meta é a expansão para todas as unidades, por meio da capacitação de novos servidores, que se tornam dirigentes da atividade na unidade em que atuam.

O Programa utiliza os recursos da dança sênior, da dança circular em cadeiras e danças criadas com músicas populares, para o enfrentamento do processo de envelhecimento e tem como objetivo a formação de grupos de idosos para a promoção de saúde por meio de atividades recreativas físicas e culturais.

“Cerca de 20% da população santista tem mais de 60 anos e temos um olhar bastante cuidadoso para este público. Oferecemos a assistência à saúde de rotina e também a dança, que é uma prática integrativa e complementar do SUS. A alegria dos idosos a cada encontro e os resultados obtidos nos motivam a ampliar este serviço”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Para Mariana Trazzi, chefe do Departamento de Atenção Básica, a ampliação do Programa “é fruto de muito trabalho e entusiasmo de todos os envolvidos e de apoio do governo municipal. Estamos muito felizes com essa expansão e vamos seguir investindo”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*