Araraquara finaliza o processo de substituição da iluminação semafórica

Procedimento visa reduzir o consumo e gerar uma economia de maneira sustentável

Com o objetivo de diminuir o consumo e economizar de maneira sustentável, a Prefeitura de Araraquara através da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, finalizou a substituição de 4.060 lâmpadas convencionais dos semáforos, para o sistema de Light Emitting Diode (LED), em todo o município. A cidade de Araraquara tem a quantidade de 105 cruzamentos semaforizados onde cada controlador semafórico chega a controlar digitalmente até seis cruzamentos ao mesmo tempo e dessa forma acionando até 16 grupos focais simultaneamente.

Essa substituição de lâmpadas é um projeto de atualização da iluminação que existe já há algum tempo na Prefeitura, porém essa ação só está sendo executada neste governo, preocupado com a eficientização  energética e com as práticas de sustentabilidade.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, destaca dois fatores importantes gerados por essa iniciativa, que são a economia de energia e a economia com manutenção. “Com a vinda da alta tecnologia proporcionada pelo LED, a Prefeitura está trocando a iluminação e a parte semafórica também. Começamos a implantar, há bastante tempo, todos os focos semafóricos a LED.

 O primeiro objetivo é a economia de energia e outro fator importante é que não precisamos trocar lâmpada queimada em tão pouco tempo de uso. Principalmente em época de chuvas com alta incidência de raios, trocávamos de 15 a 20 lâmpadas em um dia. Agora, com a lâmpada LED, praticamente não existe troca de lâmpada. Os LEDs também vão queimando ao passar do tempo, mas o prazo de duração deles é muito grande e mesmo que queime um ou dois, individualmente, o sistema continua funcionando por conter multileds no foco semafórico. Então, com uma durabilidade maior, se evita esse custo de manutenção e também evita a confusão do motorista que chega ao semáforo e tem uma das lâmpadas queimada, o que pode gerar insegurança”, explica.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*