Alunos da EM Cidade da Criança participam de oficinas de circo

Oferecer aos alunos uma experiência diferente ao apresentar técnicas de atividades circenses ao mesmo tempo em que desperta nos estudantes o interesse pelo mundo do picadeiro. Com este objetivo, a Companhia de Artes Tribus visitou a EM Cidade da Criança, no Bairro Cidade da Criança. O grupo esteve na unidade de ensino com o projeto “Equilibrando, do Picadeiro à Periferia”, onde ofereceu oficinas e, ao final, apresentou um espetáculo.

A atividade ocorreu na segunda-feira (30), atendendo a alunos do 3°, 4° e 6° ano do Ensino Fundamental, bem como da turma de Complementação Educacional, todos no período da manhã. A iniciativa, desenvolvida pela Companhia de Arte Tribu,s faz parte de uma série de eventos socioculturais realizados em quatro cidades da Baixada Santista. O projeto foi contemplado com o primeiro lugar no edital do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), na categoria de fomento cultural para periferias.

Na EM Cidade da Criança, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto técnicas alusivas aos números apresentados por artistas circenses. Dessa forma, os estudantes participaram de oficinas de acrobacia aérea e de solo, além de equilíbrio de objetos e confecção de equipamentos de malabares com materiais recicláveis. “Nosso objetivo é envolver as crianças de forma que elas possam levar essa experiência para suas vidas, inspirando mudanças positivas na comunidade”, disse o diretor do projeto, Gustavo Rolim.

Para fechar a atividade, os alunos assistiram a um show com vários números de circo aéreo, malabares, acrobacias e performances humorísticas, envolvendo artistas com diferentes experiências e nacionalidades. “Queremos democratizar o acesso às artes circenses, promovendo a experimentação, o aprendizado e a valorização dessa expressão cultural, para que se tornem agentes de transformação social por intermédio da arte. E nada melhor do que fazer isso por meio das crianças que são multiplicadores”, destacou o diretor do projeto.

Tribus – Organização sem fins lucrativos criada em 2004, a Companhia de Artes Tribus atua nas áreas artística, cultural, social e humanitária e já levou seu trabalho para mais de 15 países de vários continentes. No Brasil, já esteve em mais de 17 estados, desenvolvendo projetos que visam contribuir com a formação de crianças e adolescentes e promoção de acessibilidade cultural para pessoas de todas as idades.

Participou de grandes eventos, como Olimpíadas Rio 2016, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas de Pequim 2008 e Jogos Pan-americanos 2007, como parte oficial do entretenimento dentro das arenas de competição. Entre seus projetos de destaque estão o “É Hora de Artes”, que atingiu mais de 50 mil crianças e foi premiado em Doha, no Qatar, durante o WPC World Petroleum Congress.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*