Alunos da Área Continental de Santos se encantam com obras expostas na Pinacoteca Benedicto Calixto

 Os olhos no retrato de Braz Cubas acompanham o visitante, independentemente de qual posição se observe veja o quadro? É claro que o conceito, depois explicado pela monitora, embaralhou as ideias do grupo de alunos de escolas municipais da Área Continental que visitaram a Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, na manhã desta quinta-feira (15).

Atentos à explicação da monitora Gabrielle Oliveira, os estudantes ficaram sabendo que na obra ‘Retrato de Braz Cubas’, de 1903, Benedicto Calixto aplicou uma técnica de iluminação nos olhos do personagem que dá a impressão que a figura acompanha o visitante, em qualquer posição no espaço em frente à sala Darcy Barros. Calixto também usou esta técnica de iluminação para dar o mesmo efeito nos sapatos de outra tela, no mesmo espaço, onde está retratado, também em óleo sobre tela, o padre Bartolomeu de Gusmão.

A visita dos alunos das UMEs Judoca Ricardo Sampaio Cardoso (Caruara) e Monte Cabrão (Monte Cabrão) integra o projeto Arte na Pinacoteca, conforme explica o produtor cultural do espaço, Fábio Luiz Salgado. “A ideia desta iniciativa, que conta com investimento da Lei de Incentivo à Cultura, é envolver cada vez mais estudantes de locais remotos”. Na sexta-feira (16), o casarão branco em frente à praia receberá crianças do Morro São Bento. “Nesta primeira etapa devem passar por aqui cerca de 400 estudantes”. Nesta semana, os alunos estão acompanhando a exposição ‘Destinos’ de José Roberto Aguilar.

Além de conhecer o imponente imóvel que abriga a Pinacoteca, no Boqueirão, a exposição e as obras de arte, os alunos também acompanharam contação de história e fizeram desenhos em tela, cujo produto final puderam levar para casa. “Muitos quiseram inserir personagens, mas indicamos que o ideal seria focar no tema meio ambiente”, conta a professora de Artes Adinéia Batatinha dos Santos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*