Alunos da AMEI Rei Pelé, em São Vicente, celebram conclusão do “Ano Verde” com entrega de certificados

Colaborando para um futuro melhor a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc-SV) deu início à entrega dos certificados de ‘agentes ambientais mirins’ aos alunos dos Ambientes Municipais de Educação Integral (AMEIs). A primeira unidade contemplada foi a AMEI Rei Pelé (Samaritá).

 O título atribuído é em virtude das diversas ações sustentáveis desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Ambiental nas escolas integrais ao longo do “Ano Verde”, iniciativa em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Através de jogos lúdicos, projetos de preservação marítima, entre outras atividades desenvolvidas pelas crianças, o programa visa expandir a conscientização, gerando reflexões em busca da construção de um futuro melhor.

 Além da entrega dos certificados, os alunos da AMEI Rei Pelé tiveram a oportunidade de compartilhar durante o evento alguns dos principais projetos elaborados ao longo do ano.

 Para atingir os objetivos previstos, 45 professores e professoras participaram desde abril de formativas durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), ministradas pelas assessoras pedagógicas, Eliana Isidoro, Regina Morais e Vandilma Galindo (Seduc) e Ivanete Ferreira Barbosa (Semam). Os encontros abordaram ‘Oficina plantando’, ‘Alimentando a Vida com qualidade’, ‘Resíduos e reciclagem’, ‘Resíduos e vetores transmissores de doenças’ e ‘Cultura oceânica e justiça climática’.

 “Ensinamos muito sobre cultura oceânica, já que estamos na Década do Oceano. Assim, os alunos desenvolveram projetos voltados para a conservação e preservação do mar, além de ações de arborização, como o plantio de árvores na escola. Também houve projetos sobre mudanças climáticas. Uma professora, por exemplo, desenvolveu um projeto muito bonito sobre esse tema, abordando desde a simples fogueira no quintal de casa até a queima de lixo na comunidade. Cada vez que se queima lixo, emite-se muitos gases poluentes para a atmosfera”, Comentou a assessora pedagógica Vandilma Galindo.

Também foi realizado um desfile com fantasias produzidas com materiais recicláveis, mostrando que é possível brincar de maneira saudável e sustentável.

 “Aprendi sobre a reciclagem, que não devemos jogar fora o que pode ser reciclado. Acho isso muito importante! Também entendi que devemos evitar jogar muitas coisas fora, pois elas podem ser reaproveitadas.” comentou o aluno Matheus Vinicius Santos da Silva Pereira (11 anos).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*