Alberto Mourão trabalha para criação de Universidade Federal do Litoral Sul

Proposta visa fortalecer o ensino superior na região e impulsionar o desenvolvimento econômico

O deputado federal Alberto Mourão indicou ao Ministério da Educação (MEC), a necessidade de criação da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista. A proposta tem como objetivo fortalecer o ensino superior na região e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da Baixada Santista.

 Mourão ressalta a importância de fortalecer uma estratégia local de desenvolvimento e afirma: “A criação da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista é uma oportunidade única de impulsionar o desenvolvimento da região. Ao investir na educação superior, estamos investindo no futuro e no progresso da Baixada Santista e dos municípios litorâneos. A nova universidade poderá ser um centro de excelência acadêmica, fomentando a pesquisa, a inovação e formando profissionais qualificados para atender as demandas regionais e estaduais”.

Segundo a proposta, o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Baixada Santista poderá ser transformado em uma nova Universidade Federal, com sede em alguma cidade do Litoral Sul. Fundado em 2004, o campus continuaria existindo em Santos, mas ligado à Universidade do Litoral Sul, e os nove cursos de graduação que existem atualmente poderão ser ampliados.

“Transformar esse campus em uma Universidade Federal independente permitirá uma gestão mais alinhada com as demandas e necessidades específicas da região. Com dotação orçamentária de universidade, poderemos promover ainda mais pesquisa, inovação e estabelecer parcerias estratégicas com o setor produtivo local e entidades governamentais”, pontua Mourão.

Segundo o parlamentar, o Plano Nacional de Educação (PNE) já definiu como uma de suas metas a expansão e interiorização da rede federal de educação superior, considerando a densidade populacional e as características regionais. Dados do IBGE, apontam que a população estimada da Região Metropolitana da Baixada Santista em 2021 foi de 1,9 milhão de habitantes, com um potencial de desenvolvimento humano que pode ser ampliado pela oferta de educação superior.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*