Aécio Neves critica fala do presidente argentino, “Lamentável”

O presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), criticou a declaração dada pelo presidente Alberto Fernández (Argentina).

“É lamentável a declaração preconceituosa feita pelo presidente Fernández. O tom depreciativo que reproduz uma visão colonialista, atrasada e superada da História merece repúdio. Nós, brasileiros, temos muito orgulho e respeito pelas nossas origens da mesma forma que os argentinos devem ter da sua própria diversidade”, afirmou Aécio.

Isso em nada ajuda o esforço de promovermos, juntos, o desenvolvimento de nossa região.Um desserviço ainda maior em um momento em que o Mercosul tem sido questionado.

 A declaração vai na contramão dos países europeus que estão publicamente revendo o passado com ações que buscam a reparação histórica, como fazem recentemente França, Alemanha e Reino Unido”, acrescentou.

Fernández

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu uma declaração durante uma coletiva com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, em Buenos Aires nesta quarta-feira (9), com teor xenofóbico contra brasileiros e mexicanos, ao tentar reforçar laços com a Europa. Além disso, citou a frase errada e atribuiu ao autor errado.

“Escreveu uma vez Octavio Paz que os mexicanos descendem dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós, argentinos, chegamos nos barcos. Eram barcos que vinham da Europa”, disse o mandatário argentino durante o ato na Casa Rosada, sede do governo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*