Acusado de tentativa de homicídio é detido por meio do cerco  eletrônico de Praia Grande

GCM interceptou veículo após alarme na Central de videomonitoramento

Graças ao sistema de reconhecimento ótico de caracteres das câmeras  instaladas em Praia Grande, o veículo usado para fuga de um homem que  teria atirado em outro foi identificado, seguido e localizado horas  depois do crime. O acusado foi levado à delegacia. A abordagem  aconteceu na manhã de sábado (23), no Bairro Caiçara. A vítima, um  homem de 30 anos, foi levada ao Hospital Municipal Irmã Dulce.

O crime teria ocorrido horas antes, numa adega da Avenida Presidente  Kennedy no mesmo bairro. Após uma discussão no local, o acusado teria  atirado em outro que também estava na adega. Após o disparo o atirador  fugiu em um veículo cuja placa foi identificada e inserida no sistema  da Guarda Civil Municipal de Praia Grande.

A partir daí o veículo foi acompanhado. Quando passou por uma das  câmeras de reconhecimento ótico, no Bairro Caiçara, um aviso chegou na  Central e as equipes de patrulhamento na rua foram avisadas. Os  agentes da GCM conseguiram interceptar o veículo e levar o acusado  para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Bairro Ocian, onde  ficou à disposição da Justiça.

Tecnologia – O sistema de videomonitoramento de Praia Grande é um dos  maiores e mais eficientes do Brasil. A tecnologia de modernos  softwares, aliada aos equipamentos em si, é um importante diferencial  tanto no policiamento preventivo quanto no esclarecimento de crimes.  Hoje, são mais de 3 mil câmeras que comportam modernas tecnologias e  que são controladas de dentro do Centro Integrado de Comando e  Operações Especiais (Cicoe).

As câmeras de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) são as que  formam o chamado “cerco eletrônico”, abrangendo grande parte do  Município, principalmente entradas e saídas da Cidade, além de outros  pontos estratégicos. É capaz de identificar placas de veículos que  trafegam pela Cidade. Quando um veículo produto de furto ou roubo tem  sua placa comunicada à Polícia Militar ou ao Cicoe, os dados são  lançados no sistema e, assim que o veículo passa por uma dessas  câmeras de OCR, um alarme é disparado na central de monitoramento e as  viaturas são acionadas. É responsável pela redução de mais de 60% no  número de roubos e furtos de veículos na Cidade.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*