Rodoviários de Santos Campanhas salariais precisam ter apoio dos trabalhadores nas bases

Diante das dificuldades impostas pela reforma trabalhista de 2017, as  campanhas salariais precisam ter forte apoio nas bases sindicais, nos locais de trabalho e assembleias. O entendimento, de recente reunião plena da diretoria do sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região, vem sendo praticado neste começo de ano. Desde o início de janeiro, a direção sindical tem panfletado em todos os locais de trabalho das diversas empresas da base territorial de Peruíbe a Bertioga, convocando os trabalhadores para as assembleias.

São 12 mil rodoviários, entre motoristas e demais empregados das empresas de transporte de passageiros urbanos, interurbanos, turismo, fretamento e carga. A assembleia dos trabalhadores da Br Mobilidade e Piracicabana, a maior empresa de transporte coletivo municipal e intermunicipal da baixada santista, em 7 de fevereiro, lotou o sindicato.

Nossa  categoria sempre foi muito participativa, diz o presidente Valdir de  Souza Pestana, que coordena a campanha salarial. Mas a deste ano está surpreendendo.

Inquietação com entusiasmo : O pessoal está preparado para não admitir a revogação de direitos dos atuais acordos coletivos de trabalho, garante o sindicalista. E está  demonstrando isso, com muita clareza, nas assembleias. Pestana consulta permanentemente os diretores sobre o que eles têm sentido em sua respectiva base. Ele anda entusiasmado com os relatos de que os trabalhadores estão dispostos a participar. Tudo que ouvimos leva a crer que será uma das campanhas de data-base mais concorridas de nossa história recente, pondera. Vejo um receio, uma inquietação, mas muita confiança própria.

Esperança e otimismo: Para o vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões( Betinho),a preocupação e a incerteza do pessoal sobre o desfecho da campanha é revestida de esperança, otimismo e fé.E não poderia ser diferente, raciocina o sindicalista. Precisamos da convicção e certeza de que é possível fazer uma boa campanha de data-base com muita luta, unidade e harmonia.

Nunca foi fácil: O secretário-geral do sindicato, Eronaldo José de Oliveira (Ferrugem), evoca

sua longa trajetória sindical e sentencia: Só tivemos conquistas por meio de muita luta.Na verdade, as coisas nunca foram fáceis para nós, reclama. Mas hoje, por causa da reforma trabalhista e do desemprego, a situação é pior. Lutaremos, porém, para manter os avanços conquistados. Além da manutenção dos direitos dos atuais acordos, as assembleias têm reivindicado reposição salarial conforme o índice inflacionário de 12 meses e 5% de aumento.

A participação nos lucros ou resultados (plr) correspondente a um salário-base e melhorias em algumas condições de trabalho também estão nas pautas reivindicatórias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*