Vereador Paulo Emilio e a luta pelos pacientes com Câncer

O vereador Paulo Emilio de Oliveira solicitou informações para o secretario de saúde se esta em andamento algum projeto para atendimento diferenciado da população de Praia Grande, com referência ao diagnóstico e tratamento de pacientes de câncer.

Sua justificativa para tal solicitação é que as doenças e agravos não transmissíveis (DANT) já são as principais responsáveis pelo adoecimento e Óbito da população no mundo. Estima-se que, em 2008, 36 milhões dos óbitos (63%) ocorreram em consequência das DANT, com destaque para as doenças cardiovasculares (48% das DANT) e o câncer (21%). Esse impacto afeta principalmente os países de baixo e médio desenvolvimentos, especialmente por mortes prematura. As transições demográficas e epidemiológicas globais sinalizam um impacto cada vez maior da carga de câncer nas próximas décadas.

No Brasil , no ano de 2015, ocorreram cerca de 200 mil óbitos motivados pelo câncer, e estima-se, para o biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos , para cada ano. Essa estimativa reflete o perfil de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina e cólon e reto entre os mais incidentes, entretanto ainda apresenta altas taxas para os cânceres do colo do útero, estômago e esôfago.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*