Sobreviventes de Hiroshima estarão em Santos para o Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear

O Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear,será muito especial em Santos. Estarão na Cidade três sobreviventes ao ataque com bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima, que aconteceu no dia 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e vitimou cerca de 140 mil pessoas.

Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe estarão junto ao Monumento aos Imigrantes Japoneses, no Emissário Submarino, nesta sexta-feira (9), às 9h. O evento lembrará os ataques atômicos sofridos pela cidade onde os três viviam e também pela cidade-irmã de Santos, Nagasaki, que foi atacada da mesma forma no dia 9 de agosto de 1945, levando aproximadamente 70 mil pessoas à morte.

Quando o ataque aconteceu, Takashi era soldado e estava a 1,3km de distância do local onde a bomba caiu. Kunihiko tinha 5 anos e foi protegido pelo pai, que ficou ferido, e Junko tinha apenas 2 anos de idade e só foi saber onde estava no momento do ataque aos 38 anos, pois seus pais temiam preconceitos e represálias.

A cidade de Santos faz parte, desde 2015, da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, cujo atual diretor-executivo, que representa toda a América Latina, é o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*