Eleitor sem biometria poderá regularizar título de janeiro a maio de 2020

 Nesta quinta-feira (19), terminou o prazo para o cadastramento biométrico e a Justiça Eleitoral já divulgou o novo calendário para quem não fez e agora terá o título de eleitor cancelado.

A partir do dia de 7 de janeiro, das 12h às 17h, até o dia 6 de maio, os cartórios eleitorais estarão atendendo quem precisa regularizar o título. A partir desta regularização, o eleitor poderá votar normalmente em 2020.

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, que são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas.

Vale destacar que sem a biometria o eleitor está em situação irregular, ou seja, fica impedido de votar nas eleições municipais de 2020 e também sofre outras restrições, como a impossibilidade de obter empréstimos em bancos oficiais, a de tomar posse ou se inscrever em concursos públicos e a de emitir passaporte.

Por isso, é importante regularizar a situação, a partir de janeiro, apresentando documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. Em caso de dúvidas, pode consultar uma seção da página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

Lembrando que quem tem 70 anos ou mais não precisa fazer o cadastro biométrico  na Justiça Eleitoral, a não ser que queira continuar votando.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*