Travessia Santos/Vicente de Carvalho volta a operar

A travessia que interliga Santos e Vicente de Carvalho voltou a operar na manhã desta quinta-feira (10), com a instalação de um flutuante provisório para o embarque e desembarque de passageiros. O serviço é oferecido ao lado da Estação Praça da República, em Santos, com as mesmas embarcações, e o valor da tarifa não foi alterado.

A adequação do flutuante provisório, que atenderá os 10 mil usuários que utilizam as balsas diariamente, foi concluída em tempo recorde. “Mobilizamos uma equipe de mais de 50 pessoas, entre funcionários do DH e da empresa contratada, para adequar o equipamento às necessidades de operação da travessia. Eles trabalharam continuamente nas últimas 40 horas para que pudéssemos retomar o serviço de forma segura e ágil”, destaca o secretário-executivo de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Anderson Oliveira. Ele acompanhou a vistoria e liberação do serviço desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira.

A medida adotada pelo Departamento Hidroviário (DH) visa minimizar os impactos causados pela interdição temporária da estação, ocorrida na última terça-feira (8), com previsão de conclusão para dezembro, totalizando 60 dias de interrupção. Durante esse período, o pagamento da tarifa será realizado apenas no embarque e desembarque do lado de Vicente de Carvalho, sem alterações no valor das passagens.

O flutuante provisório foi projetado para atender todas as diretrizes de segurança e acessibilidade exigidas pela Marinha, garantindo que a operação da travessia ocorra de maneira segura e eficiente para a população. “Nossa prioridade é a segurança dos usuários”, enfatiza Anderson. O equipamento foi desenvolvido com estrutura reforçada e dispositivos de segurança adicionais, proporcionando estabilidade e confiabilidade durante o embarque e desembarque. Com isso, o DH assegura que a travessia atenda às necessidades diárias dos 10 mil passageiros que utilizam o serviço, com total segurança e conforto.

As obras de requalificação da Estação Praça da República fazem parte de um amplo programa de modernização das travessias litorâneas, representando um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo de São Paulo. As melhorias incluem a impermeabilização de paredes, cobertura e pisos; recuperação dos revestimentos das paredes, de alvenarias, das coberturas e telhados, bem como das instalações

elétricas e hidráulicas. Serão fornecidas e substituídas esquadrias de madeira e metálicas. A intervenção prevê também a instalação de novos forros e vidros; substituição dos pisos internos e externos; e pintura completa da edificação, garantindo uma estrutura modernizada e mais eficiente. “Fizemos um projeto integrado com a região turística do Parque do Valongo, numa parceria com a prefeitura. A nova estação será 100% acessível, com rampas de embarque e desembarque ampliadas, a segregação dos acessos de pedestres e ciclistas, visando melhorar o fluxo de entrada e saída e minimizar conflitos durante o uso da estação”, enfatiza o secretário-executivo.

Outro ponto relevante é o novo posicionamento do flutuante, que será instalado a 12 metros de distância do porto, conforme diretrizes da Marinha, com o objetivo de melhorar a inclinação das rampas de acesso e eliminar movimentações paralelas. A mudança trará mais estabilidade, segurança e conforto aos passageiros durante o embarque e desembarque. “Estamos avançando bem e, com essa interdição, vai ser possível acelerar as obras pra entregarmos em janeiro do ano que vem”, prevê Anderson.

Além das melhorias na Estação Praça da República, a travessia Santos/Vicente de Carvalho — a maior em volume de pedestres na região — também foi beneficiada por outras intervenções nos anos de 2023 e 2024. A Estação Vicente de Carvalho, localizada em Guarujá, recebeu investimentos de R$ 14,8 milhões, com a modernização do sistema de combate a incêndio, adequações de acessibilidade e construção de um novo flutuante com duas passarelas.

Parceria Público-Privada

O serviço de travessias operadas pelo Departamento Hidroviário (DH), está sendo preparado para atrair investimentos privados. O projeto prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 linhas, sendo oito litorâneas, três do sistema de balsas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. A consulta pública para a parceria público-privada está em fase de preparação e deve ser aberta neste último trimestre do ano, com o lançamento do edital previsto para o início do próximo ano.

Investimentos nas travessias

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio do DH, reafirma seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de travessias e com a segurança e bem-estar de todos os seus usuários.

O Governo de São Paulo tem promovido investimentos, totalizando mais de R$ 175 milhões, direcionados à modernização das embarcações, reforma das estruturas de embarque e desembarque, além de melhorias tecnológicas para otimização da gestão de filas e do atendimento.

A pasta vem trabalhando para melhorar os serviços prestados aos cidadãos que utilizam as travessias, focando nas regiões de maior demanda. Estruturas de atendimento, estações, flutuantes de atracação e balsas estão sendo reformadas, garantindo, em primeiro lugar, a segurança dos usuários, além de conforto e agilidade no serviço.

Em 2024, já foram entregues três embarcações reformadas e renovadas, duas atendendo a travessia Santos-Guarujá (FB-21 e FB-27) e uma atendendo a travessia São Sebastião/Ilhabela (FB-28), com um investimento total de R$ 23,4 milhões:

FB-21: investimento de R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres;

FB-27: investimento de R$ 8,5 milhões, capacidade para 216 pedestres e 44 veículos;

FB-28: investimento de R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres.

Neste segundo semestre, o DH entregará outras três embarcações que estão em reforma, além da conclusão das obras dos flutuantes de São Sebastião e Ilhabela, com um investimento total de R$ 35,7 milhões:

FB-30: investimento de R$ 8,3 milhões, capacidade para 320 pedestres e 56 veículos;

FB-10: investimento de R$ 9,1 milhões, capacidade para 200 pedestres e 32 veículos;

Lancha Canéu: investimento de R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres;

Flutuante de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII): investimento de R$ 6,9 milhões;

Flutuante de Ilhabela (Flutuante DERSA VI): investimento de R$ 6,9 milhões.

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