A pesquisa Panorama da Sustentabilidade Corporativa 2025, realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e pela Humanizadas, empresa de inteligência de dados, indicou um crescimento no número de instituições brasileiras engajadas em sustentabilidade. No país, 52% dos negócios desenvolvem ações sustentáveis.
A Unimar, empresa referência em serviços marítimos e logística, presente em 11 estados e com 16 unidades em todo o Brasil, é um exemplo. O grupo investe em ações internas que visam conscientizar os colaboradores e endossar o seu alinhamento cultural, como a Gincana Verde que, neste ano, evitou a emissão de cerca de 4 toneladas de CO₂, equivalente a mais de 21 mil quilômetros não percorridos por um carro popular movido a combustão.
A dinâmica tem o foco na coleta de resíduos como pilhas, baterias, lacres e frascos de aerossol, sempre com a meta de ultrapassar a quantidade alcançada nas edições anteriores. Em comparação a 2024, neste ano, a gincana verde saltou de 98 kg de pilhas e baterias coletadas para 375,97 kg. Já os lacres e frascos de aerossol passaram de 2 kg para 66,99 kg.
Fabiana Gonçalves, coordenadora das pautas ESG do Grupo Unimar, explica a importância da prática para a instituição.
“A Gincana Verde impactou diretamente 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso da Unimar com a agenda global da sustentabilidade. Integrante do Pacto Global da ONU desde 2018, a empresa segue atuando como agente ativo na promoção de práticas alinhadas aos princípios da responsabilidade social, ambiental e econômica.”
A iniciativa acontece há três anos, durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, e tem duração de 23 a 25 dias. Todas as unidades do grupo Unimar participam da ação, e o time que obtiver a maior quantidade de resíduos coletados, é premiado.
Para Thiago Santos – Diretor de Estratégia Corporativa do Grupo Unimar, a gincana evidencia o engajamento da organização com sua cultura ESG:
“A Semana do Meio Ambiente, parte do nosso calendário oficial é um dos períodos mais aguardados por todo o nosso time. É gratificante observar o empenho dos colaboradores na coleta de resíduos, o que vai além do ambiente profissional e é levado além da companhia através da conscientização de seus familiares, que também contribuem com as arrecadações. Essa iniciativa reforça a cultura da nossa empresa e formar pessoas engajadas com a sustentabilidade e comprometidas com a preservação do meio ambiente.”, conclui Thiago.
A empresa tem sua política aprovada pela Organização das Nações Unidas – ONU desde 2018 e adota iniciativas sustentáveis, com a certificação ISO 14001, que define requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Além disso, em 2023, a Unimar recebeu o Amcham Prêmio Eco em reconhecimento ao projeto Água Eu Reuso, pela reutilização de água da chuva para limpeza predial.

Faça um comentário