
O Programa de Mestrado em Saúde e Meio Ambiente da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Mendes, realizou na última terça-feira (19), a palestra “Sono: o que todo profissional de saúde deve saber”, ministrada pelo Prof. Alexandre Urso Annibale.
O encontro debateu sobre a Medicina do Sono, área da saúde pouco explorada pelos cursos de saúde do país; ampliando o conhecimento sobre mais de 70 distúrbios de sono, como tratar questões ligadas ao tema e os tratamentos que os profissionais podem indicar para pacientes que sofrem com problemas na hora de dormir.
Para o palestrante, professor e doutorando em Ciências pelo Laboratório do Sono, Alexandre Urso Annibale, o profissional de saúde que tem conhecimento sobre a Medicina do Sono se antecipa às tendências do mercado de trabalho e melhora os cuidados com os seus atendidos. “O dentista, médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista ou até mesmo o educador físico acaba se tornando, de fato, um promotor da saúde. Entender as questões ligadas ao sono auxilia o profissional a tratar a causa na raiz, medicando ainda menos, tratando de maneira multidisciplinar”, relata o Alexandre.
Durante a palestra, Alexandre também esclareceu sintomas das doenças e situações que podem estar interligadas diretamente com o sono, como o bruxismo, o ronco e a falta de produtividade no trabalho. “O sono faz tudo ter sentido, é o equilíbrio orgânico, físico e mental. Quando o profissional conhece o estilo de sono do seu paciente, entende como deve tratar. A “sonologia” auxilia até na maior incidência de resultados para um colaborador, por exemplo”, afirma o professor.
O encontro aconteceu presencialmente na Unimes e também virtualmente, através do Youtube, contando com a presença de mais de 100 pessoas, entre alunos, que foram certificados; e professores.
Faça um comentário