Sistema de ferrovia : VLT e BRT são temas de reunião técnica em Praia Grande

Para discutir importantes temas para a mobilidade e transporte em  Praia Grande, a Prefeitura recebeu na manhã desta segunda-feira (11),  no Paço Municipal, representantes da Secretaria de Logística e  Transporte do Estado de São Paulo. Dentre os temas discutidos durante  a reunião técnica estavam o sistema de ferrovia da região, o de  Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), Ônibus de Trânsito Rápido ou Bus  Rapid Transit (BRT), sistema de hidrovias, projetos sobre futuras  passagens na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e triplicação da Curva do  S.

Estiveram presentes no encontro a prefeita de Praia Grande, Raquel  Chini; o secretário municipal de Transportes, Leandro Avelino; o  coordenador do grupo de ferrovias e assessor especial da Secretaria de  Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz Alberto  Fioravante; o consultor de navegação hidroviária, José Wagner Leite  Ferreira; e o assessor da secretaria estadual e geógrafo, Paolo Diber  Pedro.

Na ocasião, Praia Grande apresentou para a equipe estadual o projeto  de um ramal interligando a linha VLT, em São Vicente, com o Terminal  Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo. O trecho que contemplaria Praia  Grande conta com percurso com uma extensão de aproximadamente 5,3 km,  saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente,com trecho  aéreo e outro passando por faixa inabitada, além de, na sequência,  seguir pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar  ao Terminal Tude Bastos.

Além disso, foi abordado na reunião também a importância da  remodelação do Viaduto da Curva do S, na altura do km 291 da Rodovia  Padre Manoel da Nóbrega. O trabalho contemplaria na triplicação do  Viaduto da Curva do S na Cidade, que beneficiaria cerca de 2 milhões  de pessoas que passam pelo local diariamente, incluindo moradores de  Praia Grande e do Litoral Sul. A ideia é que seja criada uma faixa  exclusiva para ônibus e caminhões, melhorando ainda mais a segurança  viária e a liberação do fluxo de veículos; além de faixas para  veículos de passeio e acostamento.

O BRT também foi citado na reunião técnica, que consiste em um sistema  de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a  capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e  simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por  uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o  congestionamento do tráfego.

A prefeita Raquel Chini aproveitou a oportunidade para reforçar a  importância dos projetos para a melhoria do transporte não somente  para Praia Grande, como também para todo o litoral sul. “Tudo que o  destacamos são projetos que batalhamos há muito junto ao Estado. A  triplicação da Curva do S é essencial para a locomoção de muitos  moradores dos bairros localizados no trecho antigamente conhecido como  Trevo, além das demais cidades da região até Peruíbe. Além disso, a  proposta do novo trajeto do VLT é algo viável e que beneficiaria muita  gente, reduzindo tempo de viagem e melhorando o fluxo viário dentro da  Cidade”.

De acordo com o coordenador do grupo de ferrovias e assessor especial  da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Luiz  Alberto Fioravante, este encontro em Praia Grande resultou em  importantes panoramas sobre a mobilidade na Cidade e na Região. “Nós  temos a intenção de melhorar o atendimento ferroviário na Baixada  Santista tanto no quesito carga, quanto no quesito passageiro e eu  vejo Praia Grande como chave disso, pois para mim ela é a ‘capital do  Litoral Sul Paulista’. Eu acho que existe uma grande possibilidade de  dar certo o projeto de VLT, interligando com o sistema de São Vicente  com Praia Grande, e, futuramente, interligando até com São Paulo,  através de um futuro trem de passageiros. Tem tudo para dar certo,  estou bastante otimista”.

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