A Secretaria de Transportes (Setransp) da Prefeitura de Praia Grande teve como foco em 2025 para melhorar a qualidade da mobilidade na Cidade e garantir que quem usa o transporte público municipal tenha ainda mais conforto e eficiência. Manter a frota de ônibus municipais moderna e renovada fez parte desse esforça. No dia 19 de dezembro, o Município entregou 6 novos ônibus para atender os munícipes e visitantes com as comodidades já conhecidas, como: acessibilidade, wi-fi e ar condicionado. Além disso, a preocupação com o meio ambiente também está sempre presente. Por isso, os veículos possuem a tecnologia OF 1619 (Sistema Euro 6) que regulamenta a quantidade de poluentes que os veículos a diesel podem emitir. Seu principal objetivo é reduzir a poluição atmosférica e melhorar a qualidade do ar, estabelecendo limites mais rigorosos para os principais poluentes emitidos, como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas de poluentes finos (PM).
Ainda pensando nos usuários do transporte público, a Setransp investiu na melhoria da iluminação dos terminais (Tude Bastos e Tatico) e também na limpeza dos terminais rodoviários, visando atender com mais comodidade todos aqueles que chegam à Cidade.
Outro ponto importante é a manutenção dos pontos de ônibus. A pasta finalizou processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelos reparos e trocas dos abrigos e os trabalhos já começaram. Neste primeiro momento, estão sendo retirados os abrigos com danos estruturais na base que serão levados para um depósito, onde terão as partes que estão em bom estado reutilizadas. Ao todo, 47 abrigos serão retirados e reinstalados, em breve, em ótimas condições. É importante lembrar, que esse número não corresponde a 10% do total de abrigos que o Município possui.
A pasta também manteve o subsídio do transporte público coletivo, verba que mantém a tarifa dos ônibus municipais a um valor mais acessível para a população. O valor de repasse foi 20% menor do que o estimado em 2025.
Outro avanço foi a revisão do decreto que institui quem tem o direto à gratuidade de tarifa no transporte municipal. Com a nova redação, a Prefeitura passa a aceitar também laudos emitidos pela rede privada de saúde.
Entender os anseios da população que circula diariamente pelos terminais e usa as linhas municipais também é outro fator importante para a Setransp. Por esse motivo, em maio, a pasta realizou em parceria com a WRI Brasil uma pesquisa de satisfação abordando os seguintes temas: conforto dos terminais, integrações entre linhas e rapidez do atendimento. Outro ponto importante nesse debate é o Conselho Municipal de Mobilidade (Conmob) que terá as primeiras reuniões ordinárias em 2026. Mais um meio de ouvir os munícipes que utilizam o sistema de transporte de Praia Grande.
Neste ano, os estudantes universitários residentes em Praia Grande que estudam em outras cidades da Baixada Santista também puderam contar com o programa Bolsa Transporte Universitário. O benefício concede cotas de passagens para os ônibus intermunicipais com o objetivo de os estudantes chegarem até suas respectivas unidades de ensino sem precisar pagar passagem. O programa segue regras socioeconômicas e em 2025 beneficiou 38 estudantes.
Em 2025, todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contaram com ônibus gratuito para seu descolamento até o local de prova. Durante os dois dias de Enem, todas as linhas municipais estavam com acesso gratuito das 8h às 22h.
Outra conquista importante foi a implantação de um novo modal: os patinetes e bicicletas elétricos. Presentes na Cidade desde abril, os veículos são fornecidos pela empresa JETSHR LTDA e atualmente estão presentes em diversos pontos: orla da praia, Avenida Presidente Kennedy, Avenida Marechal Mallet, entre outros. A Administração Municipal entende que bicicletas e patinetes elétricos contribuem ainda mais para uma Cidade com veículos com menores impactos ambientais e democráticos em sua utilização.
A Setransp também passou a ofertar o atendimento via WhatsApp. Quem tiver dúvidas ou precisar de atendimentos relacionados à pasta, pode entrar em contato pelo aplicativo de mensagens através do número (13) 3496-2000, selecionando a opção 8. A partir daí, é só selecionar no menu a opção para a qual deseja atendimento. Com essa nova opção de atendimento, a pasta busca modernizar e agilizar o contato com os munícipes, assim como já acontece com outras secretarias municipais.
Neste ano, a Setransp também realizou uma pesquisa, via e-mail, com todos os permissionários que atuam com transporte escolar. O objetivo foi entender as demandas da classe.
Com os dados da pesquisa, a pasta teve acesso aos principais questionamentos dos transportadores, além de entender o fluxo dos veículos nos bairros da Cidade. Esse levantamento foi fundamental para a aprovação da Lei Ordinária nº 2305/2025 que alterou e acrescentou novos dispositivos nas normas do transporte escolar.
A apuração também foi importante para que os serviços clandestinos fossem identificados. Praia Grande conta, atualmente, com 92 licenciados para o transporte escolar no Município, entre pessoas físicas e jurídicas.

Faça um comentário