Secretário da Emigração da Galicia trouxe novidades de programas para espanhóis e descendentes no Brasil

Nos dias 07 e 08 de junho o secretário da emigração da Galicia (Espanha),Antônio Rodriguez Miranda, esteve nas cidades de São Paulo e Santos para informar aos espanhóis e seus descendentes sobre os programas de ajudas para estudar na Galicia, apoio as famílias, retorno para a terra, acesso ao emprego e criação de empresas

A emigração espanhola, especialmente a galega, é presença marcante no Brasil, sendo o segundo país com mais galegos no mundo, somente Argentina tem um número maior de imigrantes.

Especialmente na Baixada Santista o número é aproximado de 15 mil imigrantes, deste número temos a predominância dos que vieram da região de Galicia, que são 90% destes.
.
Passado séculos hoje a Comunidade Autônoma da Galicia é exemplo na Espanha em investimentos em sua emigração, sempre firmando convênios para mantenimento da cultura, e auxílio social e assistencial de origem galega.
.
No sábado (8) o secretário geral da emigração de Galicia,Antônio Rodriguez Miranda, esteve em Santos onde assinou os convênios de colaboração que mantém há anos com as entidades Beneficente Rosalia de Castro e Centro Español de Santos.
.
O destaque da visita aconteceu às 12h, onde o secretário da emigração, Sr. Rodriguez, fez uma palestra informativa para divulgação de programas que auxiliam os galegos e seus descendente a estudarem na Galicia, ajuda para as famílias, ajuda para retornar a Galicia e ter acesso a empregos e também para aqueles que querem empreender e criar empresas lá.
.
Destas ajudas destacaram- se os dois novos programas intitulados “Becas Excelencia Juventud e Estrategia Retorna 2020”. O primeiro programa é voltado para jovens, até 40 anos, de origem galega que vivam no exterior e queiram fazer seu mestrado na região.
.
O valor destinado desta bolsa pode ser de 7.650 euros para cursos de doze meses e 11.745 euros para os mestrados de 18 meses. Esse valor é calculado para que o estudante aprovado financie o pagamento do mestrado, viagem desde o país de origem, alojamento e estadia durante este período na Galicia.
.
Já o programa Estrategia retorna em 2020, tendo como objetivo incentivar menores de 45 anos a voltarem à Galicia. São 50 iniciativas com um orçamento de 235 milhões de euros para impulsionar o retorno, a meta é que retornem 20 mil galegos do exterior.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*