
Sensibilizar, capacitar e incentivar os profissionais da saúde sobre a importãncia da doação de órgãos. Este foi o objetivo do 5º Simpósio Setembro Verde, realizado nesta quinta (11), com a presença de referências desse segmento da área da saúde. Organizado pela Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt), da Secretaria Municipal de Saúde, o evento foi realizado na Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, 137), com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Os profissionais convidados se apresentaram individualmente, discorrendo sobre o tema, expondo números e detalhando os processos de doação, seja de córnea, tecidos ou órgãos. Além de contextualizar os pontos de melhora e comparar os dados de anos anteriores com os atuais. “É muito importante quando temos alusão a um mês ou um determinado dia que haja uma política pública. É fundamental que a sociedade reflita, que a imprensa faça cobertura em relação a essas datas. Neste Setembro Verde, conseguiremos trabalhar a campanha de doação de órgãos: não é um tema fácil por ser oriundo de óbitos, entretanto, do outro lado temos a salvação de vidas”, apontou o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez.
O secretário destacou também estar em estudo a disponibilização de um veículo exclusivo para uso da Secapt a partir do próximo ano, que auxiliará no transporte dos órgãos e tecidos coletados e no transporte de funcionários que atuam nas ações de conscientização, tornando os serviços do setor mais eficientes e seguros.
Faça um comentário