Santos atinge superávit de R$ 215 milhões e prioriza metas em Educação e Infraestrutura

Santos registrou superávit de R$ 215 milhões em 2022, o  maior resultado dos últimos quatro anos. A soma foi atingida devido ao crescimento econômico da Cidade aliado a uma gestão eficiente das finanças do Município, com ações que permitiram maior entrada de recursos nos cofres públicos, a exemplo do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), realizado a partir do início de junho do ano passado.

O saldo positivo é essencial para o Município cumprir metas de atendimento à população com qualidade de serviços, como atingir 75% dos alunos da rede municipal com o ensino de período integral, principal ambição social da Administração. 

O superávit ocorre quando, durante o ano, há menos despesas orçamentárias do que receita. Ou seja, entraram mais recursos do que os utilizados pela Cidade para pagamento de despesas obrigatórias e investimentos.

O prefeito Rogério Santos vê o valor como resultado de uma organização administrativa. “O superávit é fruto de planejamento. De um governo que atua com responsabilidade e transparência realizando um trabalho de gestão pública. Adotamos as ações adequadas diante de cada cenário, sempre ouvindo as demandas de todos os setores da sociedade e traçando estratégias para Santos continuar crescendo dentro de uma proposta sustentável, com desenvolvimento humano e inclusão social”.

O superávit leva em consideração toda a estrutura do Município: Prefeitura, Câmara, Iprev, Capep e as fundações, explica o secretário de Finanças e Gestão, Adriano Leocádio.

Se compararmos ao orçamento de uma residência, seria como se a renda de todos os componentes da família tivesse sido suficiente para pagar todas as despesas do ano e ainda sobrariam recursos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*