O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guarujá passa a atuar a em conjunto com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), para reforçar o atendimento às vítimas de afogamento nas praias da Cidade. Uma viatura ficará estrategicamente posicionada na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, local onde já funciona a base do GBMar. Além dela, duas motocicletas também estarão atuando exclusivamente nas orlas das principais praias do Município.
A medida garante mais agilidade no atendimento pré-hospitalar, dando suporte imediato às vítimas resgatadas no mar. Sempre que houver uma ocorrência de afogamento, as equipes do GBMar farão o resgate e contarão com o apoio direto do Samu no local.
Os profissionais realizarão o primeiro atendimento ainda na areia e, caso necessário, providenciarão a remoção rápida da vítima para uma unidade de saúde, reduzindo o tempo de resposta e aumentando as chances de recuperação.
De acordo com o coordenador do Samu de Guarujá, a integração entre as equipes é fundamental neste período. “O verão exige uma atuação ainda mais preparada. Estar ao lado do GBMar permite que o atendimento comece imediatamente após o resgate, com equipe médica e equipamentos adequados. É uma estratégia que vai garantir mais segurança e eficiência no socorro às vítimas”, destaca.

Faça um comentário