Sabesp utiliza avançada tecnologia alemã nos novos trabalhos no Túnel da Vila Zilda

   A Sabesp inicia na quinta-feira mais uma etapa para a recuperação de uma das duas linhas de recalque dos efluentes (resíduo resultado do processo de  precondicionamento dos esgotos) do emissário terrestre que passa dentro Túnel Juscelino Kubitschek, conhecido como Túnel da Vila Zilda, de Guarujá.

 Os trabalhos devem durar cerca de 60 dias e, para reduzir os impactos ao trânsito, as equipes atuarão no local entre as 20h e as 5h do dia seguinte (inclusive final de semana), paralisando as atividades ao longo do dia, quando uma chapa de ferro será utilizada para permitir o fluxo de veículos com segurança. Caso excepcionalmente haja necessidade de interdição do tráfego fora deste período previsto, a Companhia divulgará previamente junto à Administração Municipal, para reforçar a sinalização e rotas alternativas aos desvios no trânsito.

Tecnologia alemã – Para executar a recuperação emergencial deste trecho de 525 metros de comprimento e 900 milímetros de diâmetro, a Sabesp contratou uma empresa que trabalha com avançada tecnologia alemã e método não destrutivo, para que não seja necessária abertura de vala. Pelo sistema chamado CIPP (do inglês “Cured In Place Pipe”, que significa “Tubo Curado In Loco”), o reparo da tubulação utiliza uma manta de material sintético, embebida em resina que, depois de curada, forma por dentro do tubo antigo um novo tubo, mais resistente e com estrutura totalmente renovada.

Equipes da contratada já estão vistoriando a região onde está sendo definido o canteiro de obras e os pontos de acesso à tubulação. Entre as diferentes etapas de serviços que estão sendo programados, haverá filmagem e limpeza subterrânea, aplicação e acabamento da manta, além de inspeção final para posterior fechamento dos pontos de acesso e recomposição do pavimento local.

Histórico – A Sabesp realizou entre os dias 6 e 7/1 reparos preventivos em um trecho desta tubulação que compõe a linha de recalque dos efluentes (por onde não passam esgotos in natura) e já previa novas intervenções em outro trecho desta mesma tubulação, em acordo com a Prefeitura. O rompimento ocorrido no dia 14/1 foi neste trecho em que os serviços vinham sendo programados dentro deste cronograma para a recuperação da tubulação comprometida. Vale explicar que as equipes realizaram vistorias e sondagens para análise da outra tubulação que integra esta linha de recalque e que se mantém em operação.

A Sabesp reforça que, diante de qualquer ocorrência, a população pode entrar em contato durante 24 horas, gratuitamente, pela Central de Atendimento, que atende nos telefones 0800 0550195 ou 195. Ou ainda pela Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*