A reurbanização da Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga, será entregue ao público na próxima quinta (30), potencializando sua marca de corredor gastronômico, formado por trecho de três quadras, com cerca de 400 metros de extensão, entre as avenidas Washington Luiz e Ana Costa.
De acordo com o arquiteto Glaucus Farinello, da Prefeitura de Santos, o local conta com bancos, lixeiras e floreiras personalizados para compor espaços de convivência. Ainda foi feita toda a pavimentação e nova calçada. Parte do passeio é feita de mosaico e parte em concreto para garantir acessibilidade.
A iluminação ganhou um reforço com 34 novas luminárias voltadas para a calçada e novos postes metálicos. De um lado, elas foram instaladas junto aos postes de concreto já existentes e, no outro lado, nos novos postes metálicos de 4 metros de altura.
Os postes de concreto foram decorados com alguns dos pratos servidos pelos 14 estabelecimentos locais, de diferentes tipos de culinária nacional e internacional. As pinturas são de autoria do publicitário santista Erico Bomfim, que já havia ilustrado bocas de lobo da Cidade na campanha de conscientização chamada ‘Essa boca não é lixo’.
Conforme o artista, haverá leituras diferentes por quem passa pela calçada e pelo meio da rua. De carro, a visão será ondas com variações de cor. Já passando pela calçada, os elementos remeterão a ingredientes, como pão e alface, e pratos, como sushi e macarrão, sendo que alguns lugares serão propícios para selfies.
“A Prefeitura de Santos trabalhou muito para termos essa nova Tolentino, e os comerciantes locais, que também lutaram bastante por isso, vão fazer uma ação interessante lá no dia da entrega”, destacou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais neste domingo (26).
SINALIZAÇÃO
A sinalização de trânsito da via incluiu a instalação de uma ‘esquina elevada’ para trazer maior segurança aos pedestres, na altura da Rua José Caballero. Para isso, foi providenciado o nivelamento na altura da esquina com a Rua Tolentino Filgueiras.
O toque especial está nas artes feitas na sinalização e no piso, incluindo faixa de pedestre temática, com garfo e faca, assim como palavras típicas da cidade foram colocadas no solo, como Tolentino, 013 e Santos.
Com pizzaria, hamburgueria, choperia, empório e estabelecimentos de comidas variadas como mexicana, chinesa e japonesa, o trecho da Rua Tolentino Filgueiras passou a ser chamado de Rua Gastronômica.
A obra, que recebeu sugestões de comerciantes locais, foi viabilizada por meio de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmc), firmado com a Ageo Terminais para a instalação de um terminal portuário na Ilha Barnabé, na Área Continental. O investimento é de cerca de R$ 2 milhões.
Faça um comentário